keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Bolsonaro defende fim de curso para CNH para novos motoristas

Presidente afirmou durante transmissão que aprendeu a guiar quando ainda era criança, sem curso algum

Na quinta-feira (25), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, defendeu o fim dos  cursos de formação para novos motoristas. “Eu acho que nem deveria ter exame de nada. Você faz uma parte escrita e vai para a prática, nem precisa cursar em autoescola”, sugeriu em sua live semanal, transmitida pela internet.

Bolsonaro afirmou que aprendeu a guiar quando ainda era criança, sem curso algum. “Com 10 anos de idade eu estava dirigindo trator na fazenda em Eldorado Paulista (SP).” O presidente admitiu, no entanto, que essa é apenas uma ideia, que ficará para “um segundo momento” em sua intenção de reduzir o custo da carteira de motorista.

Na prática, ele já pediu, via projeto de lei que será analisado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o fim dos simuladores. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, as máquinas de simulação das autoescolas, que passam a ser opcionais aos aspirantes a motoristas, elevam o preço do documento em 15% (cerca de R$ 300).

Também quer a ampliação da validade da CNH (carteira nacional de habilitação) de 5 para 10 anos para adultos, e de 2,5 anos para 5 anos para os idosos. Além do aumento do limite de pontos para cassação da carteira, que dobrará de 20 para 40 pontos.

Outro objetivo do governo é tirar a multa para pais que não utilizam a cadeirinha para crianças em seus carros. “Criaram uma polêmica com isso dizendo que eu tinha afrouxado a lei, mas na verdade eu inclui a punição de três pontos na carteira, que não existia”, afirmou durante a live.

Bolsonaro aproveitou o vídeo ao vivo para pedir uma ajuda do Congresso Nacional ao citar outra flexibilização, a de acabar com a obrigatoriedade de exames médicos em clínicas conveniadas com os Detrans. “No projeto nosso você pode ter esse atestado com teu irmão, com teu pai, com o vizinho, com qualquer médico”, explicou. “Espero que a Câmara não mexa nisso. Pelo contrário, aprove e até inclua mais coisas. Afinal 513 pessoas mais 81 no Senado têm cabeças para sugerir mais medidas para que fique mais barato isso aí”, declarou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave