keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Biden sanciona criação de feriado para marcar fim da escravidão

Data será comemorada em 19 de junho

X
Reuters/Carlos Barria/Direitos Reservados

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, sancionaram uma lei que torna o dia 19 de junho feriado nacional, para celebrar o fim da escravidão dos americanos negros. 

O projeto, que foi aprovado com ampla maioria pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (16) após votação unânime no Senado, marca o dia, em 1865, quando um general da União informou a um grupo de pessoas no Texas que eles haviam sido libertados dois anos antes pela Proclamação da Emancipação do então presidente Abraham Lincoln, durante a Guerra de Secessão norte-americana. A data é conhecida como juneteenth nos Estados Unidos. 

“O Juneteenth marca tanto a longa e dura noite de subjugação causada pela escravidão quanto a promessa de uma manhã mais clara adiante”, disse Biden. Ele acrescentou que o dia é uma lembrança “do fardo terrível que a escravidão causou ao país e ainda causa”. 

Biden disse ainda que “grandes nações não ignoram seus momentos mais dolorosos, elas os abraçam”. O democrata falou em um salão onde estavam presentes 80 membros do Congresso, autoridades eleitas locais, líderes comunitários e ativistas como Opal Lee, que fez campanha para que a data fosse transformada em feriado nacional. 

O presidente e seus colegas democratas estão sendo pressionados a responder a uma série de leis estaduais apoiadas pelos republicanos que, segundo ativistas de direitos civis norte-americanos, buscam suprimir o direito ao voto de minorias, e, além disso, abordar de maneira significativa os assassinatos desproporcionais de negros pela polícia.

Fonte: Agência Brasil

Política

Participantes de Audiência Pública na Alesc criticam exigência de passaporte sanitário

Participantes criticaram a exigência do passaporte vacinal durante audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizada na tarde de quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa, para debater o Projeto de Lei 317/2021, contra o […]

Política

Sinduscon é homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito na Câmara de Itapema

Segundo o vereador, não há como homenagear representantes de seus setores em 2021 e não reconhecer o setor que ajuda a elevar a economia da cidade, gerando emprego e renda à população

Política

Estudantes elegem os 13 vereadores mirins de Itapema para 2022

Mais de 4 mil alunos da rede pública e privada exerceram a cidadania e escolheram seus representantes na Câmara Mirim de Itapema

Política

Bolsonaro mira programas sociais para fortalecer campanha em 2022

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Política

Vereadores de São José devolvem R$ 7 milhões e pedem aplicação em segurança e combate à construções irregulares

A transferência foi feita após um encontro entre o prefeito e os parlamentares, na prefeitura

Mais notícias

Coronavírus

Matriz de Avaliação de Risco Covid-19 aponta 13 regiões no nível moderado

Houve melhora nos indicadores das regiões Alto Vale do Itajaí, Nordeste e Oeste

Segurança

Mãe que abandonou bebê em geladeira é presa pela Polícia Militar

Suposta mãe da criança entregou um embrulho para vizinha, há um ano atrás, dizendo que era um pedaço de carne

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup