A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia começou a semana entre as 10 melhores do mundo no ranking da WTA, ocupando a 10ª posição. Atualizado na manhã desta segunda-feira (14), após a participação nas oitavas de final do WTA 1000 de Wuhan, na China. Com 3.146 pontos, ela está a apenas 30 pontos da americana Danielle Collins, nona colocada.
A volta ao top 10 iguala a melhor marca da carreira de Bia, que já havia alcançado a mesma posição em junho de 2023, após chegar à semifinal de Roland Garros e perder para Iga Swiatek, atual número 1 do mundo. A conquista também iguala a melhor colocação do tênis feminino brasileiro na era aberta, que começou na década de 1960 com a profissionalização do esporte. No segundo semestre, a escalada de Bia foi marcada por resultados expressivos, como as quartas de final no US Open, em agosto, e o título do WTA 500 de Seul, no fim de setembro.
Entretanto, a brasileira precisará continuar acumulando bons resultados, pois nas próximas semanas perderá os 700 pontos do título conquistado no WTA Elite Trophy do ano passado, torneio que não será realizado em 2024.
Nesta segunda-feira (14), Bia inicia o WTA 500 de Ningbo, na China, já favorecida pelas desistências de Jasmine Paolini e Emma Navarro, cabeças de chave número 1 e 3, respectivamente. Com a saída de Paolini, Bia avança diretamente para as oitavas de final, onde aguarda a vencedora entre Katie Boulter, número 35 do mundo, e Sara Errani, número 90.
Bia busca uma vaga no WTA Finals, o prestigiado torneio que reúne as oito melhores tenistas do ranking mundial, sendo o segundo em importância em termos de pontuação, concedendo 1.500 pontos, atrás apenas dos Grand Slams, que premiam 2.000 pontos.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.