keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

BC disponibiliza planejamento familiar e métodos contraceptivos à população

Município oferece os métodos contraceptivos reversíveis, definitivos e cirúrgicos

X
Foto: Prefeitura de BC/Divulgação

Com a finalidade de contribuir com a saúde da mulher, da família e da criança, a Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú disponibiliza o programa de Planejamento Familiar e métodos contraceptivos aos homens e às mulheres do município. Quem tiver interesse, deve ir até a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para ser encaminhado ao Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), e receber apoio médico, psicológico e assistência social, auxiliando na escolha do melhor método.

Através do Sistema Único de Saúde (SUS), o município oferece os métodos contraceptivos reversíveis, definitivos e cirúrgicos. Os métodos reversíveis são os hormonais: anticoncepcional oral, injetáveis (mensal ou trimestral) e a pílula do dia seguinte, que deve ser usada somente em casos excepcionais, como estupro, falha de outro método contraceptivo e atos sexuais desprotegidos; o dispositivo intra-uterino (DIU) com durabilidade de até 10 anos e acompanhamento anual, indicado para mulheres que não pretendem ter filhos por um longo período, inclusive, podendo ser usado por mulheres que nunca tiveram filhos. Também são oferecidos os preservativos femininos e masculinos, que são os únicos meios de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Em relação aos métodos cirúrgicos, indicados as pessoas que não desejam mais ter filhos, são disponibilizados: vasectomia aos homens, que consiste na interrupção dos ductos diferentes impedindo a passagem dos espermatozoides; a laqueadura às mulheres, que é a interrupção da tuba uterina, impedindo a passagem dos óvulos; e a laqueadura intraparto, realizada no momento da cesariana. Os métodos cirúrgicos estão disponíveis apenas para pessoas acima de 25 anos ou que já possuem dois filhos. O processo para a realização dos métodos cirúrgicos é feito no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) e as cirurgias são realizadas no Hospital Municipal Ruth Cardoso.

A contracepção é eficaz para diminuir o número de gravidez na adolescência, evitar abortos, diminuir a mortalidade materna/fetal e garantir nascimentos planejados. A Lei Federal nº 9.263/1996 trata do planejamento familiar e orienta as ações preventivas e educativas na garantia ao acesso igualitário de informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para regulação da fecundidade.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Ruas do bairro Morretes recebem pavimentação em Itapema

Dentre as ruas já beneficiadas estão a 438, 444 e 406I

Cidades

Oceanic Aquarium inaugura passarela de vidro em cima do tanque dos tubarões

A estrutura permite que os visitantes passeiem por cima do Recinto Oceânico

Cidades

Tecnologia com novas rotas para pedalar em Itapema

A Pandemia criou novos hábitos e despertou a atenção das pessoas para o cuidado com a saúde.  Aumentou a busca por movimentar o corpo. Pedalar, tanto como lazer, prática esportiva ou modalidade de transporte, ganhou […]

Cidades

Dia da árvore será celebrado com plantio comunitário e doação de mudas nativas em Itajaí

Ações fazem parte da Semana da Água, que segue até 26 de setembro

Cidades

Fundação do Meio Ambiente faz troca de mudas por alimentos em Itapema

Os alimentos serão doados para a Secretaria de Assistência Social

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Vídeo: Gestão Lucrativa do Tempo é tema da Academia Imobiliária desta semana

No Mercado imobiliário SC, toda semana, nosso consultor, Estevão Guerreiro, apresenta dicas e alternativas para quem já atua no setor e quer vender ainda mais. É a nossa “Academia Imobiliária. Nesta semana o tema foi […]

Mercado Imobiliário

Vídeo: Itapema contará com novo hotel da rede Intercity Hotels

O foco é atender clientes dos mais diversos públicos, mas principalmente àquele hóspede que busca um bom custo benefício para se hospedar em um curto período de tempo.