keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Bastidores dos ataques de hackers ao STJ

A fita salva Um bakcup em fita convencional guardada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) pode salvar mais de 95% dos arquivos do Superior Tribunal de Justiça que foram hackeados semana passada. A […]

stj Visor Notícias
Reprodução

A fita salva

Um bakcup em fita convencional guardada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) pode salvar mais de 95% dos arquivos do Superior Tribunal de Justiça que foram hackeados semana passada. A Corte superior, com sistema digital frágil (nota-se) perdeu todos os arquivos online e até seu backup digital no próprio parque tecnológico com o ataque dos criminosos. O backup em fita, considerado arcaico por empresas nos tempos modernos (sem interligação com o sistema online) raramente é utilizado por órgãos do Governo e do Judiciário. Neste caso, o STJ recorreu a uma estante de arquivo decano e se livrou do problema que poderia fazer a Corte ter que digitalizar todos os milhares de processos.

Lado B

O ruim do episódio é que os hackers podem ter tido acesso a processos em segredo de justiça que envolvem bilhões, e até os quais políticos são investigados pela PF.

Stand by

Com o sistema online fragilizado, o STJ chegou a suspender um leilão de bens de empresa de bebidas em recuperação judicial, que aconteceria de terça a hoje.

Freio de arrumação

Aliás, a Quinta Turma do STJ anulou a Operação Grabato, da Civil, por supostas ilegalidades em compras de equipamentos para o hospital de campanha do GDF.

É com a Federal

A Turma não reconhece a competência do juiz da 6ª Vara Criminal de Brasília para o caso, por se tratar de repasse de verbas federais para a pasta. As provas recolhidas, porém, não foram anuladas, e a decisão agora está com a Justiça Federal.

Ah, bom…

A turma do deixa disso entrou na linha, via chanceler Ernesto Araújo, e o presidente Jair Bolsonaro avisou a Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, que pólvora não quer dizer guerra. Chapman, nomeado por Donald Trump, e Bolsonaro se consideram amigos. O embaixador mandou indireta para ele no Twitter logo após a declaração polêmica do presidente, de que “temos pólvora”, ao criticar a eleição de Joe Biden.

Canhão labial

Aliás, o Brasil não eliminou a Doença de Chagas e a Dengue, transmitidas por mosquitos. Vai declarar guerra à maior potência atômica do mundo?

Canetada

O Ministério da Economia demitiu dia 4 (Deu no D.O.) o auditor da Receita Carlos André Silva Tamez por uso indevido do cargo em proveito próprio. Ele é conhecido autor do livro Ética na Administração Pública. Não conseguimos contato ele.

Barreira.. 

O professor Fernando Peregrino foi reeleito presidente do CONFIES com o desafio de continuar o processo de desburocratização para os pesquisadores e cientistas no Marco Legal da Ciência e Tecnologia. Nova sondagem da entidade mostra que a burocracia aumentou para 54% dos consultados.

.. científica

A maioria dos pesquisadores ouvidos diz ainda perder mais de 20%, em média, do tempo de trabalho com serviços burocráticos, com compra de materiais e insumos para laboratórios das instituições de pesquisa científica e tecnológica.

Brizola

A família do saudoso ex-governador Leonel Brizola protesta contra a retirada de seu nome da Termelétrica da Petrobras em Duque de Caxias (RJ). Consultada pela Coluna, a petroleira alega que a ANEEL determinou, em 2019, a troca de nomes de 11 termas.

Nova lei

Segundo a Petrobas, a “mudança foi feita para facilitar o registro dos nomes no INPI. O artigo 124, inciso XV, da Lei de Propriedade Intelectual diz que não são registráveis ‘o nome civil ou assinatura, nome de família ou patronímico e imagem de terceiros’.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave