O local já registrou ruptura de canal, deslizamentos de terra e alagamentos que inundaram terrenos e causaram prejuízos e morte de animais
Uma liminar do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi deferida essa semana para suspender as atividades da Pequena Central Hidrelétrica Rudolf Heidrich, em Taió, no Alto Vale do Itajaí.
A liminar do MPSC foi emitida após uma série de acidentes serem registrados na hidrelétrica sem que a empresa responsável tomasse providências para corrigir as situações. O local já registrou ruptura de canal, deslizamentos de terra e alagamentos que inundaram terrenos e causaram prejuízos e morte de animais.
A ação civil pública foi ajuizada em 2017, depois da primeira ocorrência ser registrada no local. No curso da ação, outras quatro vezes as atividades foram suspensas em função de problemas causados aos vizinhos do empreendimento.
O Juízo da Vara Única da Comarca de Taió concedeu a liminar e determinou a suspensão das atividades da hidrelétrica até que tenham sido realizadas todas as exigências da Defesa Civil. Após isto será necessário que o órgão emita um laudo atestando a segurança do empreendimento.
A liminar ainda prevê uma multa diária de R$ 100 mil para o caso de descumprimento. A decisão é passível de recurso.