Como reflexo direto da participação do Brasil na Copa do Mundo Feminina de 2023, as agências bancárias por todo o país vão ajustar os horários de atendimento presencial ao público durante os jogos da seleção. A medida, que é similar à adotada durante os jogos da Copa do Mundo masculina, tem como objetivo permitir que funcionários e clientes possam acompanhar as partidas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que, nos dias de jogos do Brasil com início às 8 horas (horário de Brasília), a abertura das agências será realizada uma hora mais tarde do que o usual.
Esta flexibilização do horário de atendimento será adotada em todo o país, mas variações específicas serão aplicadas de acordo com o fuso horário de cada região.
Para os estados que seguem o mesmo horário de Brasília, o atendimento ao público será das 11h às 17h. Nos estados com diferença de 1 hora em relação a Brasília, o atendimento será das 10h às 16h.
Já os estados com 2 horas de diferença em relação ao horário de Brasília terão atendimento das 9h às 15h. Para as agências localizadas em Fernando de Noronha, que está 1 hora atrás de Brasília, o horário de atendimento será das 12h às 18h.
Essa política não será necessariamente adotada pelos bancos para os colaboradores que não trabalham em agências. Quando os jogos forem realizados mais cedo, sem impactar o horário normal de funcionamento das agências, não haverá necessidade de alteração do expediente.
A medida está de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional. Esta normativa autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências.
Importante ressaltar que os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, além das salas de autoatendimento, permanecerão em funcionamento normal nos dias de jogos, seguindo os horários definidos por cada instituição.
O Banco Central (BC) também fará ajustes. As datas e horários das publicações do Boletim Focus e dos Indicadores Econômicos foram reprogramados para não coincidir com as partidas da seleção brasileira.
O governo publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) que estabelece um regime de compensação de horas para servidores públicos que desejarem acompanhar os jogos da Seleção.
Conforme informado pelo BC, a publicação do Relatório Focus, anteriormente prevista para 24 de julho, será adiada para o dia 25, às 8h30. Já os Indicadores Econômicos Selecionados passarão do dia 2 para o dia 3 de agosto, com divulgação às 14h30.
Informações: Globo
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.