keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Banco Central: Veja como consultar e resgatar ‘dinheiro esquecido’ de familiares que já morreram

A partir da consulta Valores a Receber, disponibilizada desde domingo (13) pelo Banco Central, brasileiros poderão sacar dinheiro esquecido em banco por parentes que já morreram. A orientação de como resgatar os recursos, para terceiros […]

José Cruz/Agência Brasil

A partir da consulta Valores a Receber, disponibilizada desde domingo (13) pelo Banco Central, brasileiros poderão sacar dinheiro esquecido em banco por parentes que já morreram. A orientação de como resgatar os recursos, para terceiros legalmente autorizados como os herdeiros, será emitida nos próximos dias.

Atualmente, o processo de saque desses valores é mais complicado do que aqueles retirados pelo titular. O Banco Central pode adotar procedimentos simplificados no futuro, mas isso demanda tempo para que a autoridade monetária analise os caminhos em consenso com a legislação.

O resgate é feito em duas etapas: consulta e resgate. A primeira está disponível para todos e pode ser feita a partir do CPF do falecido. A segunda etapa, segundo apurado pela Agência Brasil, não poderá ser feita por depender de conta no Portal Gov.br em nome do titular do dinheiro.

Por isso, os saques de contas de falecidos só podem ser feito por inventariante e com autorização da Justiça. Nos casos em que o inventário não está pronto, é possível solicitar direto no cartório, sem precisar ir à Justiça. Anda assim, a autorização judicial pode ser solicitada no processo de saque por terceiros.

Ainda, filhos, irmãos ou viúvos que queiram sacar o dinheiro precisam de um alvará judicial para obter as certidões de nascimento, óbito e casamento do parente falecido. Os documentos devem ser atualizados com a data do pedido de saque.

As emissões dos documentos só podem ser feitas por meio de advogado ou defensor público, com base nos artigos 666 e 725 do Código de Processo Civil. Na ausência de testamento, cada herdeiro ficaria com sua parcela, com o viúvo podendo ficar com a metade do valor, dependendo do regime de casamento.

Como consultar

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Governo paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 7 nesta segunda-feira

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa

Brasil

Justiça Federal bloqueia R$ 3,6 bilhões de Eike Batista

Processo se refere à recuperação judicial da MMX Mineração e Metálicos

Brasil

Bolsonaro classifica como “inadmissível” aborto em menina de 11 anos estuprada em SC

O presidente afirmou que as vidas de crianças e bebês devem ser preservadas

Brasil

Google lança no Brasil relatório que mostra quem paga por anúncios políticos em suas plataformas

Relatório de Transparência de Anúncios Políticos reúne anúncios que mencionam partidos políticos e candidatos a cargos de nível federal, e era um dos compromissos previstos no acordo da empresa com o TSE.

Brasil

Mais um suspeito do assassinato de Bruno e Dom é preso em São Paulo

Gabriel Pereira Dantas se entregou à Polícia Civil

Mais notícias

Economia

Lojas do Fort Atacadista de SC passam a aceitar todos os cartões de crédito

Além da economia e variedade, os clientes das 32 lojas no estado já contam com mais essa facilidade no pagamento; novidade passa a valer também para o Delivery Fort

Economia

Altevir Baron é finalista do Prêmio Personalidade de Vendas 2022

Diretor de mercado da FG Empreendimentos representa o segmento da construção civil nesta que é umas das mais tradicionais premiações do mercado