keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Bananicultores de Santa Catarina investem na diversificação da produção

O Norte é a principal região produtora de banana do estado, responsável por mais da metade da produção catarinense.

X
Foto: Ana Ceron/SAR

Quarto maior produtor de banana do Brasil, Santa Catarina está agregando valor à produção para gerar mais renda e qualidade de vida no meio rural. Nesta segunda-feira (12), o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento, Altair Silva, cumpriu roteiro nos municípios da região de Jaraguá do Sul para apresentar os programas de apoio ao desenvolvimento do agronegócio catarinense.

“São seis novos programas com investimentos de R$ 27 milhões para que o produtor possa investir permanentemente na melhoria da sua propriedade rural, dos processos, da qualidade da energia no interior e também da internet com fibra ótica. O agro de Santa Catarina é um sucesso e visitar os municípios é uma grande oportunidade de ouvirmos as demandas locais e apresentarmos de que forma podemos apoiar os agricultores catarinenses”, ressalta o secretário Altair Silva. O roteiro contou com visitas aos municípios de Luiz Alves, Massaranduba, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Corupá. A região se destaca na produção de banana, arroz e piscicultura.

Entre as maiores demandas do setor produtivo está a melhoria na energia elétrica, infraestrutura e o combate ao mosquito Maruim, que já se tornou um caso de saúde pública na região. “Esse problema não é novo. Precisamos fazer um apelo para termos o produto, o acompanhamento e pesquisas para desenvolver novos meios de combater essas pragas”, afirma o deputado estadual Vicente Caropreso, que acompanhou todo roteiro no Vale do Itapocu, na região Norte do estado.

Os bananicultores da região destacaram também oportunidades para diversificar e agregar valor à produção. O Norte é a principal região produtora de banana do estado, responsável por mais da metade da produção catarinense. Corupá, por sua vez, é o maior produtor de banana do estado, além disso, a região possui um forte diferencial competitivo, a Indicação Geográfica (IG) que reconhece a banana como a mais doce do Brasil.

Produção de café especial

Um estudo comprovou que o café arábica variedade mundo novo, produzido sob a sombra de bananais orgânicos em Araquari, se enquadra como café especial excelente.

A pesquisa foi realizada por profissionais da Epagri em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Araquari e com o Instituto Federal do Sul de Minas – campus de Machado. O levantamento concluiu ainda que Santa Catarina possui áreas com condições climáticas potencialmente aptas para o cultivo de café arábica especial, considerando a colheita seletiva e adequado processamento pós-colheita para explorar a máxima qualidade sensorial e evitar defeitos físicos nos grãos.

O secretário Altair cumpriu roteiro também na Associação dos Bananicultores de Corupá, onde conheceu o artesanato feito com fibra de bananeira, mais uma oportunidade de negócios e geração de renda para os produtores da região.

Fonte: Visor Notícias

Economia

Santa Catarina estima colher 60 mil toneladas de maracujá

O Estado tem aproximadamente 2 mil hectares de pomar da fruta, a maioria concentrada no Sul.

Economia

Arábia suspende compra de carne de ave de 11 frigoríficos do Brasil

Ainda segundo a nota, “apenas o Brasil foi objeto de atualização de lista de exportadores de carne de aves”.

Economia

Pesquisa mostra que 52% dos idosos sustentam a casa no Brasil

Apesar de estarem cada vez mais inseridos no mercado de trabalho, 40% dos idosos que exercem atividade profissional relataram dificuldade para conseguir uma oportunidade de trabalho, sendo o preconceito com a idade o principal motivo identificado

Economia

Saiba se você tem direito ao “Auxílio Catarina”, o auxílio emergencial criado para os catarinenses

Mais de 43 mil famílias catarinenses de baixa renda têm a possibilidade de receber o benefício

Economia

Intenção de investir na indústria de SC cresceu 35% em abril

O número representa uma alta de 35,1% em relação aos 53,2 pontos registrados em março

Mais notícias

Segurança

Autor de chacina em Saudades recebe alta da UTI

Informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Regional de Chapecó

Segurança

Quatro pessoas da mesma família morrem em incêndio em SC

Quatro pessoas da mesma família morreram carbonizadas em um incêndio na manhã deste sábado (08) na cidade de São Domingos, no Oeste catarinense. A casa da família ficou destruída. Morreram no local um homem de […]