keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Balneário Piçarras registrou 49 casos de dengue em 2022

Dentre os 49 doentes, 12 são importados, ou seja, contraídos fora da cidade

Desde o início do ano, foram confirmados 49 casos de contágio da dengue em Balneário Piçarras. A equipe do Programa de Controle e Combate à Dengue visita diariamente as áreas residenciais e comerciais, além de monitorar as 196 armadilhas e os 86 pontos estratégicos distribuídos pelo município. Já foram registrados 623 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Dentre os 49 doentes, 12 são importados, ou seja, contraídos fora da cidade. O Centro e os bairros Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e Itacolomi são considerados infestados. O maior número de casos foi registrado em moradores do Centro, Nossa Senhora da Paz e Itacolomi.

Na última sexta-feira, 10, o Programa de Controle e Combate à Dengue realizou uma ação de fumacê em 15 ruas do Centro e 11 ruas do bairro Nossa Senhora da Paz, em virtude de casos confirmados na região. Em maio, uma ação conjunta de fumacê com o Governo do Estado foi realizada de forma inédita no município, nos dois bairros. “O número de focos diminuiu com essas ações e também com a chegada do frio mais rigoroso, mas, a prevenção continua a ser essencial, principalmente por parte da população. Os moradores precisam receber nossos agentes em casa”, enfatiza o coordenador do Programa de Controle e Combate à Dengue de Balneário Piçarras, André Luiz Ladewig. O programa tem enfrentado resistência da população para visitas domiciliares preventivas.

Durante um mutirão realizado no dia 7 de maio, ocorreu uma ação de limpeza de oito terrenos. O programa age em terrenos com acúmulo de lixo, locais onde os mosquitos se proliferam, e destaca que terrenos somente com vegetação alta não apresentam risco. A equipe continua a notificar locais irregulares e efetua o recolhimento de pneus nas sextas-feiras com solicitações pelo telefone (47) 3347-2010.

Evite o mosquito
Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Se atente aos sintomas

A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem acarretar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Vídeo: Âncora da CNN comete gafe e fala palavrão ao vivo

Internautas não perdoaram e vídeo viralizou na web

Geral

Cápsula do Tempo é descoberta durante reforma de igreja em SC

O objeto tem forma cilíndrica e é desgastado pelo tempo

Geral

Fort Atacadista dá dicas para Arraiá em casa

Para ajudar os catarinenses a caprichar no cardápio, o Fort Atacadista de Chapecó separou algumas dicas indispensáveis para garantir as festanças neste fim de semana

Geral

Porto Belo Outlet Premium oferece até 80% de desconto nas roupas infantis

A ação é uma oportunidade para moradores e visitantes da região aproveitarem a ação de desconto sobre desconto

Geral

Voluntários para trabalhar nas eleições podem se inscrever no Portal do Mesário

Quem tiver interesse em trabalhar nas Eleições 2022, em Santa Catarina, já pode se inscrever no Portal do Mesário

Mais notícias

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Segurança

Empresário de Jurerê suspeito de dopar e estuprar mulher tem prisão mantida pela Justiça

Audiência de custódia ocorreu na tarde desta sexta-feira. Estupro aconteceu em 2019, segundo MPSC.