Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37
No estado do Rio, há seis pacientes com a doença
Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, concluída dia 14, Balneário Piçarras foi o município da região com o maior percentual de cobertura
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo terminou oficialmente no território brasileiro no último dia 14. Segundo dados oficiais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE-SC), Balneário Piçarras alcançou a melhor cobertura vacinal entre todos os onze municípios da região da Foz do Rio Itajaí – conhecida por Amfri.
O Ministério da Saúde optou por prorrogar a campanha em todo território, inclusive em municípios que já haviam alcançado a meta de 95%. Apesar dos municípios da região terem aumentado seus índices nos dias adicionais, Balneário Piçarras manteve a melhor cobertura, com 127,32% na Poliomielite e 131,55% no Sarampo.
A metodologia de trabalho na campanha e a cobertura plena do Estratégia Saúde da Família (ESF) foram apontados como determinantes para o sucesso da campanha, que resultou na aplicação direta de 2.814 doses em crianças com idades entre um ano a menores de cinco anos.
“Fizemos busca ativa. No início da terceira semana de vacinação, tiramos um relatório das crianças que ainda não tinham tomado a vacina e as Agentes Comunitárias de Saúde foram de casa em casa avisar as famílias da importância da vacina. Na última semana fomos nas creches municipais, e vacinamos as crianças que ainda não tinham tomado as vacinas (com autorização por escrito dos pais)”, afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Alessandra Reckziegel. O fato de o munícipio possuir 100% de cobertura do ESF foi um grande facilitador na hora de realizar as ações buscativas.
Ranking avaliou mais de 5 mil cidades brasileiras nos mais diversos setores, como qualidade de vida, tecnologia, inovação, saúde e educação
Pesquisa verifica infraestrutura do município para realização do censo demográfico em agosto
Objetivo é ensinar aos estudantes a importância da preservação ambiental para o setor turístico de Balneário Camboriú
Artistas e coletivos locais podem submeter propostas de exposição até o dia 28 de julho
Obras que vão garantir mobilidade urbana e macrodrenagem integram o Plano Mil
No estado do Rio, há seis pacientes com a doença