Aparelhos serão usados pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil para medir ruídos excessivos
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fará nesta quarta-feira (2) a entrega de sonômetros às forças de segurança em Balneário Camboriú. Os aparelhos, fabricados na França, medem ruídos e identificam quando o barulho ultrapassa os limites aceitáveis, impactando a saúde e o sono da população. A ação faz parte do programa “Silêncio é Saúde”, que está sendo implementado também em Itajaí.
A iniciativa visa fortalecer o combate à perturbação do sossego, especialmente em áreas com alto índice de denúncias. Em Balneário Camboriú, o MPSC já instaurou 17 inquéritos contra bares e restaurantes. Em Itajaí, o problema é mais frequente na Praia Brava, onde também ocorrerá a fiscalização com os novos aparelhos.
Os sonômetros serão entregues à Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil, que serão responsáveis por fiscalizar os locais e garantir o cumprimento da lei. O programa “Silêncio é Saúde” busca melhorar a qualidade de vida dos moradores, controlando o excesso de ruídos.
Com informações da colunista da NSC Total, Dagmara Spautz.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.