keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Balneário Camboriú dá mais um passo para obter Bandeira Azul em três praias

Os três locais terão que se adequar e se tornar ecologicamente corretos para então ter a bandeira hasteada

conselho tutelar pede que itapema se mobilize em busca de adolescente desaparecida 1554209397 Visor Notícias

Cumprindo mais uma etapa da fase piloto do Bandeira Azul, programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas, foram instaladas nesta quarta-feira (27) sete placas de orientação nas Praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras. As placas contêm recomendações aos usuários das praias e as ações previstas para serem realizadas durante a fase piloto.

Duas placas foram colocadas na praia de Taquaras, três no Estaleiro e outras duas no Estaleirinho. Os três locais terão que se adequar e se tornar ecologicamente corretos para então ter a bandeira hasteada. “Balneário Camboriú é a única cidade do país que tem três praias inscritas na fase piloto do Bandeira Azul. O Município já está fazendo a sua parte com saneamento básico e vamos cumprir os 34 critérios do programa, contamos também com o apoio da população para recebermos essa certificação tão importante que qualificará nossas praias agrestes”, comentou o prefeito, Fabrício Oliveira.

As ações serão desenvolvidas durante o ano de 2018, já que pretende-se hastear as bandeiras azuis em novembro. O Programa Bandeira Azul foi criado pela Fundação de Educação Ambiental (FEE) e serve como certificado de qualidade para praias do mundo inteiro. Em Balneário Camboriú, o programa é uma iniciativa do governo municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e conta com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

“Esse é um momento muito importante para a obtenção do Bandeira Azul nas praias. Da parte do MPSC ficamos muito satisfeitos por termos contribuído com ajustamentos de conduta com algumas pessoas, que possibilitaram tanto a colocação de placas como a contratação de um especialista na gestão de praias, que colaborará para conseguirmos cumprir as 34 etapas e as praias conseguirem a certificação”, disse o promotor da 5ª Promotoria, Isaac Sabbá Guimarães.

Os critérios para comprovação de qualidade abrangem recursos como acesso à informação por parte da população (sinalização e normas de conduta), qualidade da água do mar (balneabilidade), gestão ambiental (preservação e gestão do lixo gerado) e serviços disponibilizados como segurança e oferta de chuveiros, banheiros, planos de emergência e equipamentos de salvamento.

“Já realizamos algumas ações como a criação do comitê de praias, os diagnósticos de infraestrutura e ambientais das três praias agora faremos campanhas de educação ambiental e capacitação de estagiários para coletar dados e entender a percepção das pessoas que frequentam as praias e capacitação dos agentes de limpeza”, explicou o especialista em gestão de praias, Luidgi Marchese.

O Município também já iniciou o trabalho de campo com levantamento da infraestrutura das praias; as obras de complementação da rede de esgoto das Praias de Laranjeiras (que será entregue em janeiro) e Taquaras (que será concluída em fevereiro); e coletas de água das praias inscritas, por um laboratório credenciado pela FATMA. Já foram elaborados os diagnósticos das praias de Taquaras e Estaleiro e em janeiro será elaborado o de Taquaras.

Em todo o Brasil apenas cinco praias possuem a bandeira, sendo que duas delas ficam em Santa Catarina (Praia Grande – Governador Celso Ramos e Lagoa do Peri – Florianópolis). Balneário Camboriú também está se esforçando para conseguir resultados positivos que contribuam para que, em novembro de 2018, a Bandeira Azul seja posta em suas areias.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

Rede de Clínicas São Lucas com sede em Itajaí é vendida por quase R$ 70 milhões

Grupo de São Paulo confirmou a compra e promete manter a marca e os 160 colaboradores

Tempo

Temporais com granizo são previstos pra Santa Catarina

Segundo informações, chove em todas as regiões do estado; confira como ficam as temperaturas: