keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Baleias-francas aparecem na Praia do Estaleirinho em Balneário Camboriú

Conforme a médica veterinária do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, Adriane Steuernagel, provavelmente as baleias eram mãe e filhote

Duas baleias-francas movimentaram a praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, nesta quarta-feira (30). Os cetáceos procuram o litoral catarinense nesta época do ano para terem os filhotes e amamentá-los.

A primeira informação sobre os animais era de que eles estavam presos em rede de pesca. O Grupo de Proteção Ambiental, formado por Guardas Municipais da Prefeitura de Balneário Camboriú, deslocou-se até a praia após um chamado feito às 8h16 pelo 153. Como visualmente não era possível saber se as baleias estavam realmente presas, a Guarda Municipal acionou o Corpo de Bombeiros, que possui lancha, a Polícia Militar Ambiental e o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) também esteve no local.

Segundo a supervisora da Guarda Municipal, Tássia Bruna Carvalho, os animais não estavam presos, mas havia rede de pesca próximo a eles. Por volta do meio-dia, os cetáceos se afastaram da praia. No entanto, é possível que eles voltem ao lugar.

Conforme a médica veterinária do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, Adriane Steuernagel, provavelmente as baleias eram mãe e filhote. “É grande a possibilidade de serem mãe e filhote, porque as baleias-francas vêm para cá para ficar próximo à arrebentação e poupar energia, porque estão alimentando os filhotes e se protegerem dos predadores. Elas estavam no local que deveriam estar”, comenta.

Adriane ressalta que os animais estão bem e que não devem ser afugentados dali. A médica veterinária orienta que redes sejam retiradas do local e que embarcações não se aproximem dos animais. Aproximar-se de qualquer espécie de baleia com motor engrenado a menos de 100 metros de distância do animal é crime ambiental. No entanto, observar os animais do costão não os incomoda, segundo Adriane.

De acordo com o site www.baleiafranca.org.br, do Projeto Baleia-franca, no fim do verão, as baleias francas deixam as áreas de alimentação nas latitudes mais frias e buscam as regiões costeiras onde se concentram para o acasalamento, a parição e amamentação dos filhotes nascidos no ano subsequente à fecundação. De grande porte, as fêmeas, maiores que os machos, podem ter mais de 17 metros de comprimento e pesar mais de 60 toneladas. O corpo delas é negro e arredondado, com manchas brancas irregulares no ventre.

A orientação para a população que observar algum animal marinho em possível situação de perigo é acionar o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos pelo 0800 642 3341.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Mãe e filho são presos após assassinar idosos e deixar padre ferido em festa em MT

O alvo dos disparos seria o dono da casa, que não chegou a ser atingido

Trânsito

Caminhão sai da pista e colide em árvore na BR-282 em SC

O acidente ocorreu em Iraceminha, no Oeste do Estado