keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Baleia que encalhou em Imbituba será tratada em Centro de Reabilitação de Florianópolis

A cachalote-anã (Kogia sima) que encalhou na manhã desta segunda-feira (19), Praia da Ribanceira, em Imbituba, foi transportada pela equipe da R3 Animal até o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal), […]

X
Divulgação/R3 Animal

A cachalote-anã (Kogia sima) que encalhou na manhã desta segunda-feira (19), Praia da Ribanceira, em Imbituba, foi transportada pela equipe da R3 Animal até o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal), em Florianópolis, para ser reabilitada, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

De acordo com a médica veterinária e responsável técnica do PMP-BS, em Florianópolis, Marzia Antonelli, o cetáceo estava prostrado, bastante estressado, mas responsivo aos reflexos vitais. “Ele possui várias marcas de interação interespecífica, como mordidas e hematomas pelo corpo, além de sinais de asfixia/afogamento”. A cachalote-anã foi medicada e hidratada, e ficará sendo monitorada 24 horas por dia em uma piscina específica para cetáceos. O animal mede 3 metros de comprimento e pesa 370 quilos.

Baleia que encalhou em Imbituba será tratada em Centro de Reabilitação de Florianópolis

Baleia que encalhou em Imbituba será tratada em Centro de Reabilitação de FlorianópolisA cachalote-anã (Kogia sima) que encalhou na manhã desta segunda-feira (19), Praia da Ribanceira, em Imbituba, foi transportada pela equipe da R3 Animal até o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal), em Florianópolis, para ser reabilitada, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Publicado por Visor Notícias em Terça-feira, 20 de outubro de 2020

Durante a manhã, o mamífero marinho chegou a ser desencalhado por duas vezes por pescadores e moradores, mas encalhou novamente. As instituições executoras do PMP-BS naquela região, Instituto Australis e Udesc, juntamente com o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia-franca foram acionados e optou-se então pela translocação do animal até Florianópolis. Uma equipe da R3 Animal, composta por veterinários, biólogos e oceanólogo foi enviada para fazer o transporte em um trailer adaptado para transportar animais marinhos. A operação contou com o apoio e a escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF). É a primeira vez que o trailer é utilizado para uma operação deste porte.

As cachalote-anãs vivem em águas profundas em todos os mares temperados, tropicais e subtropicais, por isso são dificilmente avistadas próximas as praias. Possuem a cabeça quadrangular. Elas têm coloração cinza-azulado escuro no dorso, com ventre mais claro. Alimentam-se de lulas, pequenos peixes e crustáceos. Estão na lista de animais ameaçados de extinção. Para tentar escapar de predadores elas soltam um líquido escuro a partir do intestino.

Fonte: R3 Animal

Geral

Balcão de Empregos oferece mais de 700 vagas em Itajaí

O candidato deve enviar um e-mail para encaminhamento@itajai.sc.gov.br e informar CPF e o código da vaga desejada.

Geral

Médico é presenteado com galinhas por paciente após cirurgia

O paciente de Álvaro é um idoso, que passou por uma cirurgia de próstata. Ele recebeu duas galinhas em agradecimento ao procedimento, que foi gratuito.

Geral

Homens são presos por tentar assassinar mulher trans em SC

Durante as agressões, um dos homens segurou a mulher pelos braços para que o outro pudesse cortar seu pescoço, relata a PM.

Geral

Porto Belo vacina pessoas com 30 anos ou mais a partir de agendamento

A equipe agendará as pessoas das 13h30 às 21h, durante toda a semana, ou enquanto houver doses de vacinas disponíveis. No momento da vacinação, é necessário apresentar documento com foto.

Geral

Vacinação contra a Covid-19 em São José terá abertura de nova faixa etária

Segue também a aplicação da Dose 2 das vacinas Astrazeneca, Coronavac e Pfizer, que é importante para completar a imunização contra o vírus.

Mais notícias

Segurança

Homem procurado por estupro no Mato Grosso é preso em SC

O homem tinha mandado de prisão decretado e foi encontrado por policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Palhoça.

Geral

Balcão de Empregos oferece mais de 700 vagas em Itajaí

O candidato deve enviar um e-mail para encaminhamento@itajai.sc.gov.br e informar CPF e o código da vaga desejada.