keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Baleia Mike-anã encalha já sem vida em praia de Porto Belo

O animal estava em um costão próximo da praia do Araçá

Uma baleia Minke-anã da espécie Balaenoptera acutorostrata, encalhou já sem vida na tarde desta terça-feira, 30, em um costão próximo da praia do Araçá, em Porto Belo. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Univali, recebeu o acionamento da Fundação do Meio Ambiente do município e foi até o local para verificar as condições do animal.

Ao chegar, foi constatado que a baleia estava boiando num costão próximo à praia do Araçá. Com o auxílio de um barco de pescadores locais e da Fundação municipal, o animal foi levado até a praia do Baixio, onde a equipe realizou a biometria e analisou suas condições físicas.

A biometria da Minke-anã, espécie de baleia considerada uma das menores do mundo, registrou 3,60m e confirmou ser um macho. Pelo bom estado de conservação, o animal será levado para o Museu Oceanográfico Univali, onde a equipe do PMP-BS realizará uma necropsia com o intuito de entender o que ocasionou sua morte. Na sequência será iniciado o processo para conservação e inclusão ao acervo da instituição.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Sinduscon de Itapema doa duas TVs para a Apae

O sindicato fez a doação de duas Smart TVs de 40 polegadas, em substituição aos dois aparelhos de TV furtados da instituição recentemente

Cidades

São José realiza 1º Seminário de Meio Ambiente

O 1º Seminário de Meio Ambiente de São José será transmitido ao vivo no canal da Prefeitura de São José no Youtube

Cidades

Bisneto de Nelson Mandela se torna voluntário durante passagem por Florianópolis

Siyabuela Mandela visitou o projeto Bairro Educador e cortou o cabelo na Passarela da Cidadania.

Cidades

Itajaí entrega mais de 100 computadores para laboratórios de informática da Rede Municipal

Ato simbólico ocorreu nesta quarta-feira (25) na Escola Professora Maria Rosa Heleno Schulte, no Espinheiros

Cidades

Duas adolescentes e uma jovem são resgatadas de cárcere privado em SC, diz PM

Elas teriam sido obrigadas a se prostituírem e ameaçadas de morte com uso de arma de fogo

Mais notícias

Geral

Fortes chuvas e deslizamentos no Pernambuco deixam 33 mortos

Previsão é de que continue a chover forte de hoje para amanhã nos estados de Alagoas, Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte

Mundo

Rússia testa míssil de cruzeiro hipersônico no mar e Putin diz que arma é ‘invencível’

Armas hipersônicas podem viajar a nove vezes a velocidade do som