keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Baleia identificada em Santa Catarina é avistada perto da Antártica

O catálogo brasileiro contém cerca de 1 mil baleias-francas identificadas

X
Divulgação

Uma balei que foi identificada em 2007 no Morro dos Conventos, na cidade de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, foi avistada próximo da Antártica. Karina Groch, que é diretora de pesquisa do Projeto Franca Austral, essa é a primeira vez que uma baleira-franca catalogada no Brasil é avistada em uma área de alimentação da espécie.

O registro do nascimento do animal foi feito em 2002, em Santa Catarina. Em 2005 e 2007 ele foi avistado pelos pesquisadores em SC. “Quando ela nasceu avistamos duas vezes: uma em Araranguá e outra na praia de Itapirubá Norte [em Imbituba], próximo a nossa sede, e em 2005 em Balneário Gaivota, um pouco ao Sul de Araranguá”, explica.

Karina explica que a localização da baleia foi feita por meio da comparação de fotos aéreas do Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Franca, com imagens obtidas durante uma expedição realizada no início de 2020 pela equipe do South Georgia Right Whale Project.

O catálogo brasileiro contém cerca de 1 mil baleias-francas identificadas. As fotos do Brasil foram comparadas com outros 16 animais. Além do catálogo nacional, as fotos foram comparadas com animais da Argentina, Uruguai e África do Sul.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Mulher encontra cobra venenosa dentro de saco de alface

Produto foi comprado em uma rede de supermercado

Geral

Setor de serviços em Santa Catarina tem alta de 9,9% em fevereiro

O volume de serviços em SC no acumulado de janeiro e fevereiro teve crescimento de 7,5%, o maior entre as 27 Unidades da Federação.

Geral

Caixa sorteia R$ 30 milhões da Dupla-Sena da Páscoa neste sábado

Com apenas uma aposta da Dupla-Sena, o apostador concorre a dois sorteios no mesmo concurso. Ganha quem acertar 3, 4, 5 ou 6 números, tanto no primeiro quanto no segundo sorteio.

Geral

Leão-marinho resgatado em SC tinha bala de arma de fogo alojada na cabeça

Ainda na quarta-feira, o pinípede foi hidratado e medicado. Mesmo com todos os esforços da equipe, o leão-marinho morreu no início da manhã desta quinta.

Geral

Ministério Público dá prazo para empresas potencialmente poluidoras apresentarem licenças ambientais em Porto Belo

A multa diária de R$ 5 mil deverá ser aplicada caso deem continuidade às atividades poluidoras sem as devidas licenças após o prazo concedido para regularização

Mais notícias