keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Baleia é encontrada morta no sul da Ilha de Santa Catarina

Possivelmente o animal morreu após uma colisão

Na noite de sábado, 1º, um filhote de baleia franca (Eubalaena australis) apareceu morto na Praia do Matadeiro, no sul da Ilha de Santa Catarina. O animal, um macho, está em estado de decomposição, tem entre quatro e cinco metros de comprimento e nascido nesta temporada. Uma equipe de biólogos e veterinários da Associação R3 Animal e do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca (PBF), ambas instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), estiveram no local neste domingo, isolaram a área, realizaram a necropsia e enterraram o filhote.

A ideia era rebocar o animal para outra praia, com maior faixa de areia, para realizar a necropsia e posterior enterro. “Mas não conseguimos nenhuma embarcação para auxiliar no transporte do cetáceo. Fizemos a necropsia aqui mesmo e enterramos em seguida”, explica a médica-veterinária Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS em Florianópolis.

“Havia um hematoma na região torácica direita e esquerda. Possivelmente, causada por colisão”, completa Kolesnikovas. Participaram da operação para enterro do filhote a R3 Animal, PBF, Polícia Militar Ambiental, com o apoio dos moradores.

As baleias francas passam o verão próximas às regiões dos pólos, onde se alimentam. Durante o inverno, migram para águas tropicais mais quentes para acasalamento e procriação. Na América do Sul a principal ocorrência de áreas reprodutivas se concentra nas águas costeiras da Península Valdés, Argentina, com uma pequena população encontrada no sul do Brasil. Por isso, é comum nessa época do ano avistar mãe e filhote em praias de Santa Catarina.

Se você encontrar um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Menina de BC luta contra o tempo e precisa de R$100 mil para cirurgia

CONTRIBUA CLICANDO AQUI Uma menina de 11 anos, moradora de Balneário Camboriú, precisa de ajuda para arrecadar R$100 mil e poder levar uma vida normal. Geovana luta contra uma escoliose agressiva e dolorosa. O desvio […]

Geral

Atropelado em rally de velocidade, espectador será indenizado após amputação da perna

A recente decisão é do juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Itajaí, na região do Vale do Itajaí

Geral

Escola de cães-guias de BC precisa de famílias socializadoras e doações

Instituto Hellen Keller completou 22 anos de atuação em Balneário Camboriú e já formou inúmeros cães-guias

Geral

Morre aos 108 anos o policial mais velho de Santa Catarina

Natural da cidade de Florianópolis, Osvaldo começou a trabalhar em 1944 e foi para a reserva em 1967

Geral

Tempestade de causou destruição no RS avança para Santa Catarina

A chuva deve permanecer em Santa Catarina até quinta-feira (18). A partir daí, a previsão é de frio intenso pelo estado

Mais notícias

Cidades

Itapema realiza audiência para apresentação da LDO 2023

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (15/08) auditório da Prefeitura de Itapema

Cidades

Vereador Xepa pede brinquedos para crianças com deficiências nos parques de Itapema

O vereador se une à uma luta de muitas mães de filhos e filhas especiais