keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Baleia-bicuda é encontrada morta em Barra Velha

Pesquisadores da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali em Penha atuam para identificação da causa da morte do anima

X
Divulgação

A Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Penha, executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), registrou na manhã de sexta-feira, 8, o encalhe de uma baleia-bicuda da família Ziphiidae, na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha, no litoral norte, de Santa Catarina. 

https://www.univali.br/noticias/PublishingImages/julho-2017/2021-10-08-baleia%20%282%29.jpeg

O mamífero encalhou na praia com vida, mas foi a óbito na sequência. A equipe técnica da Univali esteve no local para prestar o atendimento veterinário, e confirmou a morte do cetáceo. 

A equipe da Univali organiza, agora, a realização do exame anatomopatológico em campo. A necropsia será fundamental para tentativa de identificação da condição de saúde do cetáceo ao encalhar na praia e possíveis suspeitas de causa de morte.

Para tanto, os pesquisadores pediram ao público que respeitem a área de isolamento da equipe técnica; evitem aproximações, uma vez que o exame de necropsia envolve risco biológico; e  que não exponham crianças ou pessoas com sensibilidade ao local, pois o procedimento será feito em campo e há exposição de vísceras.

Para realizar o procedimento, a equipe técnica estará devidamente equipada com acessórios para proteção individual uma vez que trata-se de animal selvagem, de vida livre, que pode transmitir zoonoses ao ser humano. 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Ele tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos, em Santa Catarina. Mais informações sobre condição de saúde, causa de morte e identificação da espécie serão repassadas à imprensa após as avaliações.

Fonte: Visor Notícias

Animal

Mulher leva susto ao encontrar cobra dentro de gaveta na cozinha de casa

Os bombeiros capturaram a serpente e a devolveram à natureza

Animal

Mulher encontra cobra gigante dentro de vaso sanitário de casa; ‘quase sentei’

Acordei às 5h30 para ir ao banheiro, e ela simplesmente estava lá”, contou

Animal

Jararaca albina considerada muito rara é encontrada na rua em SC

Essa foi a primeira vez que a espécie, bastante rara, foi vista na região

Animal

Tartaruga rara de duas cabeças e com seis pernas surpreende veterinários

Filhote de tartaruga com duas cabeças e seis pernas, três de cada lado do corpo, foi exibido por veterinários

Animal

Cobra é encontrada entre copos, talheres e pratos em escorredor de louça; vídeos

Flagrante foi compartilhado no Twitter e viralizou rapidamente, afinal, ninguém quer acordar, tirar a caneca para o café e dar de cara com uma píton enrolada

Mais notícias

Cidades

Vereador Xepa solicita instalação de “bituqueiras” em praias e espaços públicos de Itapema

A indicação sugere que as bituqueiras sejam feitas de Aço Inox, para evitar a degradação por conta do tempo e da maresia

Segurança

Policia recupera carga de estruturas metálicas avaliada em cerca de R$ 300 mil

Policiais civis recuperaram uma carga de estruturas metálicas avaliada em cerca de R$ 300 mil furtada em Xanxerê, no Oeste. A ação é da Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos e Furtos de Chapecó […]