keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Bailarina de Balneário Camboriú participa de residência artística em Brasília

Projeto Take, que tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura do município, prevê oficinas e apresentação on-line como contrapartida

DSC9071 Visor Notícias
Foto: Divulgação

A bailarina Caroline Calcaterra, de Balneário Camboriú, ficou sete dias imersa em uma residência artística com a companhia Nós no Bambu, de Brasília (DF). O objetivo foi pesquisar a dança contemporânea com uso de instrumentos acrobáticos feitos com bambu. Os aprendizados e experiências do estudo, realizado em fevereiro deste ano, vão inspirar oficinas e uma apresentação on-line oferecidas, em abril, como contrapartida cultural. O projeto “Take – A dança contemporânea aplicada ao estudo Corpo-bambu” é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.

A residência artística com a companhia Nós no Bambu, que desenvolveu o Movimento Integral Bambu e tem mais de 18 anos de atividades na área, além de vários espetáculos em cartaz, foi ministrada pelas instrutoras Poema Muhlenberg e Ana Flávia Almeida. Ao todo, foram 5 dias de residência e dois dias de pesquisa livre em Brasília. A temática do projeto foi o encontro da proponente com os instrumentos acrobáticos feitos de bambu e a experimentação de movimentos com essas formas.

“Na residência explorei a dança contemporânea e o estudo Corpo-bambu, que é a união dessas formas. Também foram abordados outros temas como a prevenção com lesões através de exercícios de mobilidade, a criação de instrumentos acrobáticos com bambu e as possibilidades cênicas, usando técnicas e interações corporais poéticas”, explica a proponente do projeto e bailarina, Caroline Calcaterra.

Inscrições abertas para oficina

O resultado dessa experiência artística será apresentado ao público em forma de performance no dia 16 de abril, às 21h, no canal de YouTube do Núcleo Corpóreo: https://www.youtube.com/channel/UC9mM1T-epoTbh7SpqD3qKmA.

Caroline também vai oferecer duas oficinas gratuitas como contrapartida cultural. O primeiro encontro será destinado a bailarinos e abordará a mobilidade e a criação de movimentos com elementos e formas feitas de bambu. A aula será ministrada no Studio de Dança Adriana Alcântara, no dia 18 de abril, às 15h. Serão oferecidas apenas oito vagas para respeitar o distanciamento social e as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. A inscrição deve ser feita antecipadamente pelo e-mail [email protected].

A segunda oficina será ofertada a crianças e professores do projeto Oficinas, de Balneário Camboriú. O encontro, com vagas limitadas devido à pandemia, vai abordar a mobilidade e o movimento com bastão de bambu. A data, horário e local da oficina estão em definição em conjunto com a Fundação Cultural do município.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Simone Mendes, Titãs e Thiaguinho: confira a programação do Festival do Mar em Bombinhas

O evento acontecerá de 17 a 21 de abril em um espaço montado na Avenida Flamboyant, em Canto Grande

Cultura e Lazer

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão