keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Avanço da Covid-19 cria fila de testes e atrasa liberação de análises em SC

Número de amostras diárias enviadas aos laboratórios é, muitas vezes, maior do que a capacidade de atendimento

9004a98a1a92235ea16c608b604ff102 Visor Notícias
Agência Brasil

Santa Catarina atingiu, nesta semana, a marca de 500 mil testes de Coronavírus realizados desde o início da pandemia. O montante é formado por pouco mais de 250 mil testes do tipo PCR – aquele do cotonete no nariz e garganta – e mais uma parcela do mesmo porte de testes rápidos – aquele via gota de sangue da ponta do dedo. Isso representa um número de testes correspondente a 7% da população catarinense. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o objetivo é atingir 20% da população. “Nós temos alguns indicativos epidemiológicos que falam que o ideal é testar entre 10% e 20% da população. Santa Catarina está muito próxima dos 10%. É um dos estados que mais testa no Brasil”, afirmou. 

No início da pandemia, houve problemas com falta de insumos e dificuldades em processar muitos testes por dia. Agora, o entrave é o processo logístico. “A gente depende ainda da entrega. Os fornecedores estão buscando e nós pretendemos sim testar pelo menos 20% da população nos próximos meses”, disse o secretário. 

Atualmente, a Secretaria de Saúde processa análises em três laboratórios: um próprio, em Florianópolis, e outros dois – em Concórdia e em Curitiba – em parceria. A capacidade de testagem é de cerca de 2 mil amostras por dia, mas o avanço da doença provocou filas. Nos dias com maior fluxo, o Estado chegou a ter 11 mil testes em análise. Nesses casos, a liberação acontece em três ou quatro dias. 

Essa demora prejudica a eficiência do enfrentamento. Com uma resposta mais rápida e alcance maior, as autoridades de saúde teriam mais condições de combater o vírus.    

O caso preocupa o Grupo de Ações Coordenadas (Grac), montado pelo Executivo para tomar decisões frente à pandemia. Segundo o deputado Coronel Mocellin (PSL), que compõe o grupo, já há um pedido por mais testes.

“A solução é aumentar a testagem da população, isolar grupos de risco, as pessoas que estão contaminadas. Seria uma ação mais efetiva do que fazer lockdown”, disse o parlamentar. 

Segundo Ribeiro, o Estado tem um bom estoque de testes PCR, mas há uma dificuldade de aquisição de testes rápidos. “As entregas são muito pequenas, mas nós temos uma ata de registro de preços para compra de 500 mil testes”, disse.

Além disso, o secretário afirma que a pasta tem trabalhado para aumentar a velocidade de divulgação dos dados. “O processamento dos testes é rápido. A liberação do resultado às vezes demora e não depende da Secretaria. Em algumas regiões, os exames estavam demorando dez dias, nove dias. Isso não é tolerável”, afirmou André Motta. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Professora grampeia bilhete na camiseta de criança de cinco anos no RJ

Secretaria de Educação apura o caso e professora foi afastada

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Mais notícias