keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Autodeclaração para habite-se avança para virar lei em Santa Catarina

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado), aprovou o projeto de lei 94/2021, de autoria do Governo do Estado, que propõe alterações nas normas para prevenção e segurança contra incêndio […]

fotonoticia Bombeiros Vistoria CBMSC Divulgacao Visor Notícias

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado), aprovou o projeto de lei 94/2021, de autoria do Governo do Estado, que propõe alterações nas normas para prevenção e segurança contra incêndio e pânico. O objetivo é simplificar os processos relativos a construções, ampliações e reformas, além de concessão de habite-se, que dependem de autorização dos bombeiros. O assunto foi um dos destaques do Mercado Imobiliário SC desta quinta-feira (2) no Visor Notícias.

Veja o programa na íntegra

Integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes comissões do Parlamento, a deputada Paulinha defendeu a importância dessa mudança.“ Meus amigos e minhas amigas do Sinduscom de Itapema e de toda a construção civil de Santa Catarina, nós aprovamos agora na CCJ o projeto de lei 394.0, de autoria do governo do estado, que simplifica procedimentos para concessão de alvará de construção, habite-se, funcionamento e regularização de imóveis para empreendimentos de processo simplificado, por meio de atestado do corpo de bombeiros. Mais um passo importante em favor da construção civil, e do desenvolvimento de Santa Catarina. Meus agradecimentos ao Coronel Vieira pela iniciativa”, afirmou destacando ainda que é uma luta antiga.
A proposta, sugerida pelo Corpo de Bombeiros Militar por meio do governo do Estado, altera 14 artigos da Lei 16.157/2013, que dispõe sobre as normas e os requisitos mínimos para a prevenção e segurança contra incêndio e pânico.

O principal ponto do PL trata da possibilidade de obtenção, por meio de autodeclaração do responsável técnico, de atestado para construção, reforma e ampliação, e de habite-se para empreendimentos que se enquadrem em processo simplificado.

A expectativa dos bombeiros é que, com essa e outras alterações previstas no PL, a tramitação dessas solicitações junto à corporação demore cerca de um dia útil.

Além da autodeclaração, o PL altera outros pontos da lei sobre prevenção de incêndios, como os valores das multas aplicadas em caso de infrações, além da permissão para a realização de show pirotécnico em ambiente fechado, desde que sejam adotadas medidas de segurança estabelecidas em regulamentação específica.

Veja o vídeo com a deputada

Trabalhando pela desburocratização do estado, em favor do cidadão! Esse é uma das importantes ações do nosso gabinete!! E é isso que nos oferece o projeto de lei 394.0, de autoria do governo do estado, que simplifica procedimentos para concessão de alvará de construção, habite-se, funcionamento e regularização de imóveis para empreendimentos de processo simplificado, por meio de atestado do corpo de bombeiros. Mais um passo importante em favor da construção civil, e do desenvolvimento de Santa Catarina!Meus agradecimentos ao Coronel Vieira pela iniciativa!#juntos#liderraps#construcaocivilsustentavel#desenvolvimentoeconomico#incansavelporsc ???

Publicado por Paulinha em Terça-feira, 30 de novembro de 2021

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Primeira casa é entregue no Vivapark Porto Belo

Bairro parque acelera desenvolvimento e já conta com 70 residências unifamiliares em etapa avançada de construção, além de colégio e edifícios residenciais em obras

Mercado Imobiliário

Alargamento da praia em Itapema já promove valorização podendo tornar a cidade líder nacional

Desde janeiro de 2023, Itapema registra o segundo metro quadrado mais valorizado do país, atrás apenas de Balneário Camboriú

Mercado Imobiliário

CRECI Imobi Experience faz imersão no universo imobiliário com 15 palestras gratuitas em BC

Evento acontece nos dias 29 e 30 no Ocean Place - no Centro de Eventos em Balneário Camboriú

Mercado Imobiliário

Reboco pronto em 5 minutos! Pedreiro faz vídeo ensinando técnica e choca construção civil

Vídeo, que rapidamente ganhou popularidade nas redes sociais, mostra o pedreiro em ação, aplicando sua técnica inovadora

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave