keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Aumenta a presença de cobras em áreas urbanas de Santa Catarina: saiba por que

Num dos casos mais recentes, em Jaraguá do Sul, uma moradora tomava banho quando percebeu a presença de duas cobras no banheiro

cobra banheiro jaragua capa 1 800x533 1 Visor Notícias
Divulgação

O surgimento de cobras das mais variadas espécies em áreas limpas e urbanas acendeu um alerta entre os biólogos e especialistas. Os casos são cada vez mais comuns em Santa Catarina e podem estar sendo causados por fatores como a aceleração da urbanização em áreas próximas as matas e a redução do alimento natural dos répteis.

Na semana passada (3) um caso foi registrado em Jaraguá do Sul. Uma moradora tomava banho quando percebeu a presença de duas cobras no banheiro. Apenas um animal foi capturado pelos biólogos no local. A cobra tinha 1,5 metros e era da espécie caninana.

Somente na região do Vale do Itajaí, num período de pouco mais de dez dias, quatro cobras da espécie coral-verdadeira foram capturadas. Numa das ocorrências, o réptil foi encontrado em uma garagem por um morador de Vitor Meireles. Trata-se da espécie mais venenosa no Brasil, segundo biológos.

Mas, segundo o biólogo da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) Christian Raboch, o aparecimento de cobras e outros répteis, como lagartos, é comum nesta época do ano. “Isso acontece todo ano. Nós estamos tendo um aumento considerável das pessoas procurarem a Fujama, órgão ambiental daqui para resgatar esses animais”, garantiu.

A procura na Fujama para a captura de cobras cresceu 50% em comparação com o período anterior à pandemia. Enquanto em 2019 foram resgatados 265 animais, em 2021, já são mais de 400.

O mesmo fator serve para entender o aparecimento de jacarés. Em Tijucas, na Grande Florianópolis, três animais foram vistos em menos de uma semana. O Grupo de Operações e Resgate (GOR) investiga o caso. Outro fator para a justificar o aparecimento é a perda de habitat. Preuss explica que esse é um fator importante para entender o contato cada vez maior entre animais silvestres e humanos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias com informações NSC

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Professora grampeia bilhete na camiseta de criança de cinco anos no RJ

Secretaria de Educação apura o caso e professora foi afastada

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Mais notícias

Saúde

SC enfrenta baixa adesão na vacinação contra gripe

Apenas 20,7% das doses disponíveis foram aplicadas desde o início da campanha em 18 de março