keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Aumenta a presença de cobras em áreas urbanas de Santa Catarina: saiba por que

Num dos casos mais recentes, em Jaraguá do Sul, uma moradora tomava banho quando percebeu a presença de duas cobras no banheiro

X
Divulgação

O surgimento de cobras das mais variadas espécies em áreas limpas e urbanas acendeu um alerta entre os biólogos e especialistas. Os casos são cada vez mais comuns em Santa Catarina e podem estar sendo causados por fatores como a aceleração da urbanização em áreas próximas as matas e a redução do alimento natural dos répteis.

Na semana passada (3) um caso foi registrado em Jaraguá do Sul. Uma moradora tomava banho quando percebeu a presença de duas cobras no banheiro. Apenas um animal foi capturado pelos biólogos no local. A cobra tinha 1,5 metros e era da espécie caninana.

Somente na região do Vale do Itajaí, num período de pouco mais de dez dias, quatro cobras da espécie coral-verdadeira foram capturadas. Numa das ocorrências, o réptil foi encontrado em uma garagem por um morador de Vitor Meireles. Trata-se da espécie mais venenosa no Brasil, segundo biológos.

Mas, segundo o biólogo da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) Christian Raboch, o aparecimento de cobras e outros répteis, como lagartos, é comum nesta época do ano. “Isso acontece todo ano. Nós estamos tendo um aumento considerável das pessoas procurarem a Fujama, órgão ambiental daqui para resgatar esses animais”, garantiu.

A procura na Fujama para a captura de cobras cresceu 50% em comparação com o período anterior à pandemia. Enquanto em 2019 foram resgatados 265 animais, em 2021, já são mais de 400.

O mesmo fator serve para entender o aparecimento de jacarés. Em Tijucas, na Grande Florianópolis, três animais foram vistos em menos de uma semana. O Grupo de Operações e Resgate (GOR) investiga o caso. Outro fator para a justificar o aparecimento é a perda de habitat. Preuss explica que esse é um fator importante para entender o contato cada vez maior entre animais silvestres e humanos.

Fonte: Visor Notícias com informações NSC

Geral

Jovem morre afogado após resgatar os irmãos de 9 e 14 anos de dentro do mar em Penha

Cansado, assim que entregou os irmãos para os socorristas, ele afundou no mar

Geral

Choque de frente fria com temperaturas elevadas deve causar temporais em Santa Catarina

Veja a previsão do tempo para o final de semana em Santa Catarina

Geral

Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles terão tráfego parcial neste domingo

Bloqueio se dará em virtude da realização da 10° edição da Maratona Internacional de Florianópolis

Geral

Black Friday do Itajaí Shopping disponibiliza 12 produtor em 12 horas com 90% de desconto

No período de uma hora, 1 produto de lojas do endereço será anunciado inesperadamente nos stories do Instagram do @itajaishopping por 10% do seu valor original

Mais notícias

Saúde

Medprev é alternativa para curtir as férias com a saúde em dia

Sistema que conecta as pessoas com milhares de médicos e clínicas de exames está disponível em Itapema e região

Segurança

Polícia apreende R$ 600 mil em vinho argentino na BR-282

A carga, avaliada em cerca de R$ 600 mil, foi lacrada e entregue à Receita Federal de Lages

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup