keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Audiências Públicas na Câmara discutem “cone sombreamento” e alargamento da praia de Itapema

Dia 09/06 o Legislativo promove duas audiências públicas simultaneamente, para discutir a linha de cone sombreamento do Canto da Praia, e apresentar detalhes das Operações Consorciadas da Meia Praia

Reprodução

Duas importantes audiências públicas acontecem juntas, nesta quinta (09/06), na Câmara de Vereadores de Itapema. O encontro com os cidadãos tem início às 18h30, e contará com transmissão e interação ao vivo pelas redes sociais da instituição. As audiências convocadas pelo presidente do Legislativo, vereador Alexandre Xepa (Progressistas), vem apresentar dois Projetos de Lei Complementares que estão em tramitação na Casa: O PL 003/2022 e o PL 005/2022.

003: Linha de cone sombreamento do Canto da Praia

O PL Complementar 003/2022, vem alterar a planta de cone de sombreamento no bairro Canto da Praia, trazendo uma alteração na Lei Complementar 64/2018, que instituiu o cone de sombra como instrumento de política urbana em Itapema. A mudança vem estabelecer a linha entre a Ponte do Suspiro (localizada entre as Rua 129-E1 e Rua 123) até a Rua 109-D, região não contemplada com linha de cone de sombra na legislação em vigor.

Na justificativa, a prefeita Nilza Simas destaca: “as mesmas não contemplavam em sua tabela de índices urbanísticos o cone de sombreamento como limitador de altura máxima para edificações permitidas naquela localidade, já que definiu-se a altura máxima como 18,50 metros, sendo esse um dos motivos que dispensou a necessidade de constar a linha de referência e seus pontos de transição com os seus respectivos ângulos de inclinação”.

005: Operações Consorciadas – alargamento da praia

O PL Complementar 005/2022 traz uma nova política urbana proposta pela Prefeitura de Itapema, criando as chamadas “Operações Consorciadas”, que tratam da aplicação de recursos da outorga onerosa em obras como o alargamento da Praia e a regularização de áreas de ocupação, a exemplo da Rua 450. As Operações Consorciadas preveem investimentos também em outras obras, como a criação de uma Avenida no Rio da Fita, interligando os bairros Morretes e Sertão do Trombudo.

Segundo a Prefeitura de Itapema, essas operações são um instrumento de política urbana previsto no Plano Diretor. “Elas traçam um conjunto de ações coordenadas pelo poder público, envolvendo moradores e investidores numa junção de esforços para a resolução de problemas sociais complexos, como mobilidade urbana, segurança pública, avanço do mar e ocupações irregulares”, explica o Assessor Especial de Governo e Planejamento Estratégico de Itapema, Valdemiro Souza.

Participação popular

Esse é o momento da população participar e sanar dúvidas diante das propostas apresentadas, e que logo vão estar em votação no plenário da Câmara Municipal. A Audiência começa às 18h30, e o cidadão pode participar presencialmente, inscrevendo-se no local para manifestar sua opinião; ou, também, participar online na transmissão ao vivo que vai estar disponível no Facebook e Youtube da Câmara de Itapema. As dúvidas enviadas em tempo real pelos internautas também serão respondidas pelos representantes do governo municipal. 

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Apoiadores acreditam que Bolsonaro participará de café em Itapema

Por enquanto, o único evento confirmado do presidente na região é a Marcha Para Jesus, que acontece no sábado (25)

Política

SC anuncia R$ 48 milhões para cidades atingidas pelas chuvas de maio

A solenidade ocorreu em Tubarão, um dos municípios que mais sofreu danos por conta das chuvas

Política

Em Brasília, Deputado Peninha pede urgência para a BR-470

Deputado tratou da duplicação e das pontes de Pouso Redondo e Ibirama

Política

Polícia Federal prende ex-ministro da Educação Milton Ribeiro por corrupção envolvendo pastores

A PF investiga Ribeiro por suposto favorecimento aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura

Mais notícias

Geral

Casal que viveu 70 anos junto morre no mesmo dia em SC

Depois de uma vida inteira juntos e de morrerem no mesmo local, o casal foi sepultado juntos, no cemitério da cidade

Segurança

Integrantes de organização criminosa que atuava no tráfico de drogas em SC são condenados

Promotoria de Justiça da Comarca de Capivari de Baixo foi responsável por denunciar a atuação do grupo na região Sul do estado