keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Audiência Pública apresenta obra da Águas de Bombinhas para moradores de Porto Belo

X

A audiência pública desta terça-feira (14) vai apresentar o projeto do novo sistema de abastecimento de Bombinhas para os moradores de Porto Belo. As obras já iniciaram e devem ser concluídas em tempo recorde: até fevereiro de 2018. Na audiência, que acontece às 19h, no palco das artes (bairro Vila Nova), a concessionária irá esclarecer detalhes do projeto em relação ao município vizinho, como o traçado da adutora.

O projeto, que passa por Porto Belo e Tijucas, irá beneficiar a região de maneira geral e tornar Bombinhas 100% independente em recursos hídricos.  Outros temas como o cronograma de obra na praia de Porto Belo e o projeto de revitalização da orla também serão esclarecidos durante o encontro.

Ainda durante a noite, a empresa apresenta uma maquete detalhada, que foi produzida pela concessionária e atualmente está instalada na sede da empresa. A maquete da obra demonstra o traçado exato do novo sistema: o ponto de captação, por onde passam os 27 quilômetros de adutora e o local da nova Estação de Tratamento de Água.

De acordo com o diretor presidente da empresa, Ricardo Miranda, a maquete impressiona pela perfeição de detalhes, “e exibe a geografia da região, localização das praias e a travessia da adutora pela BR 101”, comenta ele. Para alcançar tal perfeição, a maquete é produzida com o auxílio de softwares e programas de computação, além de técnicas no manejo de componentes químicos e de coloração.

 

O novo sistema de abastecimento

Comprometida em resolver o problema crônico e histórico de abastecimento, a Águas de Bombinhas antecipou importantes investimentos e iniciou as obras do novo sistema que tornará o município 100% independente em recursos hídricos. Conforme a diretora executiva da Regional Sul da Aegea, Thaís Gallina, a água tratada é imprescindível para a qualidade de vida, para a melhora dos indicadores da saúde e, no caso de Bombinhas, uma garantia de desenvolvimento e consolidação da cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “Esta é a solução para resolver o problema de uma vez por todas”, completa.

Ao todo, serão investidos R$ 50 milhões em prazo recorde de implantação. O novo sistema de água tratada de Bombinhas terá a captação no Rio Tijucas, onde uma nova adutora levará água bruta até o município para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Ao todo, serão 27 quilômetros de tubulação e todo o projeto vem sendo desenvolvido para causar o menor impacto ambiental e social possível. O trajeto da adutora segue, na maior parte, por áreas rurais e com menor intervenção nas áreas mais urbanizadas. 

Cidades

Pedágios caros inviabilizam concessão das rodovias federais catarinenses, diz governo federal

Planos de concessão para as rodovias BR 153, 470, 282 e 280 foram revogados, segundo o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira

Cidades

Pesquisa aponta Santa Catarina como destino seguro mesmo durante a pandemia

Entre os que avaliaram o Estado como totalmente seguro, 41% pretendem viajar ainda no segundo semestre de 2020

Cidades

Embraed faz análise positiva das ações de prevenção adotadas durante a pandemia

Empresa manteve quadro de colaboradores do grupo de risco em casa, recebendo salário integral e colocou em home office o pessoal administrativo com filhos em idade escolar

Cidades

Falta de chuva prejudica mananciais de água que atendem Penha e região

Os rios do Peixe e Pìçarras, que abastecem Balneário Piçarras e Penha, não recuperaram seus níveis normais

Cidades

Santa Catarina chega ao maior número de casos ativos desde agosto

Apesar dos casos ativos estarem voltando a crescer, a mortalidade diminuiu neste mês

Mais notícias