keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Atividade econômica de SC tem o maior crescimento do país em novembro

O indicador, que é considerado uma prévia do PIB, teve avanço de 1,7% em relação a outubro na série livre dos efeitos sazonais. No país, o crescimento foi de 0,7% no mesmo período, mostra análise do Observatório FIESC

comercio economia venda 20201008 1875932855 Visor Notícias
Foto: Secom/Divulgação

Após registrar três recuos consecutivos, a economia de Santa Catarina voltou a crescer em novembro de 2021. O Índice de Atividade Econômica (IBC) do Banco Central, que é considerado uma prévia do PIB, teve avanço de 1,7% em relação a outubro na série livre dos efeitos sazonais. De acordo com análise do Observatório FIESC, foi o maior resultado entre os estados brasileiros. No país, o crescimento foi de 0,7% no mesmo período.

No acumulado de 2021, o estado registrou expansão de 6,3%, superior à média nacional de 4,6%. A taxa de crescimento da atividade econômica catarinense em 2021 (janeiro-novembro) foi a terceira maior do país, atrás apenas do Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

“O resultado reforça nossa perspectiva de retomada do crescimento e a importância da indústria para o desenvolvimento do estado. Em novembro, tivemos uma contribuição expressiva da Indústria Geral para o crescimento da atividade econômica catarinense”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Produção industrial orienta a recuperação econômica de Santa Catarina

Conforme dados do IBGE, em novembro, a Indústria Geral registrou o maior crescimento entre os setores da economia em Santa Catarina, com expansão de 5,0%, após dois meses consecutivos de recuos. De acordo com o economista do Observatório FIESC, Thiago Rodrigues, entre as atividades industriais, os melhores resultados do período foram nos setores de Máquinas e Equipamentos e Vestuário e Acessórios, com taxas de 19,7% e 15,3%, respectivamente. “O resultado reflete a retomada das atividades presenciais e do fluxo de pessoas nos centros urbanos percebida principalmente no segundo semestre do ano”, avalia o economista.

O setor de Serviços catarinense apresentou expansão de 3,7% em novembro na comparação com outubro, apontou o IBGE. Um dos destaques se deu em Serviços de Informação e Comunicação, com 4,8% de crescimento. “O setor engloba as empresas de tecnologia e software, que tiveram um crescimento muito expressivo em função da digitalização de processos acelerada pela pandemia”, afirma o economista do Observatório FIESC. De janeiro a novembro, conforme dados do Novo Caged do Ministério do Trabalho e Previdência, o setor gerou um saldo de 5,8 mil novas vagas em Santa Catarina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Relatório aponta que mudanças climáticas podem intensificar a pobreza no mundo

Recordes de ondas de calor, inundações severas e incêndios florestais intensos, exacerbados pelo aquecimento global, podem custar caro

Economia

Aprovada isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Governo estima que a medida, já em vigor em razão de uma MP, beneficie 15,8 milhões de pessoas

Economia

Brasil registra quase 4 milhões de novas empresas em 2023

No Sul do Brasil, foram registradas 742.324 novas empresas, com Santa Catarina apresentando o maior crescimento regional de 6,8%

Economia

Grupo Koch inaugura segunda loja Komprão em São João Batista

Unidade da bandeira de atacarejo será aberta na quarta-feira (24)

Economia

Agricultores colombianos que plantavam folhas de coca devem ter o cultivo do açaí como alternativa

Proposta do governo d0 Departamento de Putumayo, uma região do país equivalente a um estado no Brasil, foi apresentada a técnicos e empresários brasileiros durante missão no mês passado

Mais notícias

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve