keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Atenção: Massas de ar frio avançam e provocam queda drástica nas temperaturas em Santa Catarina

Preparem os casacos porque vem mais frio por aí!

X
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Massas de ar frio estão em deslocamento para Santa Catarina e antecipam uma frente fria que deve chegar ao Estado até a próxima segunda-feira (21), quando começa oficialmente o inverno.  A manhã dessa quinta (17), começou gelada na Serra e no Oeste catarinense. As temperaturas variavam entre a mínima de 2,3°C e a máxima 9,1°C, de acordo com informações da Epagri/Ciram.

Em paralelo, o Litoral de Santa Catarina estava ameno. Foram marcados 13,7°C na Grande Florianópolis e no Norte do Estado. A tendência é que essas temperaturas se estabilizem no decorrer do dia e voltem a cair durante a noite. Além disso, a quinta-feira será de alta nebulosidade para os catarinenses. A previsão é de chuva persistente em toda Santa Catarina, variando de moderada a forte, dependendo do horário do dia. A probabilidade marca entre 60 mm e 80 mm de chuva no Estado, podendo chegar a 100 mm no Litoral durante o final de semana.

Alerta-se para a chance de alagamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Sul devido a chuvas intensas durante a madrugada e o início da manhã de domingo (20). De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a formação de um sistema de baixa pressão – um ciclone – pode ocorrer próximo ao Litoral nos próximos dias.

Desde o meio-dia de quarta (16), o mar está em estado de agitação no Litoral catarinense, sobretudo entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As ondas, com direção sul, chegaram a alturas de 1,5 m a 2 m, com picos de 2,5 m. O risco de agitação marítima está moderado nas áreas em amarelo do mapa.

PREVISÃO INVERNO (Junho, Julho, Agosto)

A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica, especialmente no mês de junho. A chuva deve ser mal distribuída, persistindo a estiagem no estado, agravando a situação nas regiões Oeste e Meio-Oeste.

Destaque episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo, ondas de frio e estiagem devem ocorrer no trimestre. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Os meses de junho e julho são bem parecidos em relação à média climatológica de chuva, variando de 70 a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, sendo o mês de junho um pouco menos chuvoso em relação a julho. Em agosto a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral.

A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias e sistemas de baixa pressão. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura abaixo da média climatológica em SC, especialmente em junho. Neste inverno são esperadas pelo menos três ondas de frio, com formação de geada ampla e temperatura negativa, sobretudo nos meses de junho e julho. As condições poderão ser favoráveis a episódios de neve principalmente no Planalto Sul. Dias com grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima) devem ocorrer devido à atuação de massas de ar seco, e não se descarta a ocorrência de veranicos (períodos sem chuva e temperatura mais elevada). Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Tristeza! Criança grava vídeo pedindo para as pessoas não envenenarem animais após ter o gato morto

Um relato emocionante foi feito pelo pequeno Murilo, morador de Rio Negrinho, após seu gato, o Biscoito, ter sido envenenado e morrer. “Oi gente, vocês podem ver como eu estou vermelho né. É que meu […]

Geral

O que se sabe sobre a cobra-rei que apareceu em vídeo tentando atacar bebê

Esses repteis ainda costumam se deslocar lentamente ou ficam até à espreita

Geral

Mutirão com 30 mergulhadores e 50 voluntários recolheu até fogão e pneus do mar de Bombinhas

Com esta última etapa, o projeto chega a marca de 110,7 toneladas de lixo retiradas do fundo do mar, praias e costões

Geral

É falso que o governo de Santa Catarina tenha aumentado o imposto da gasolina

Circulam nas redes sociais informações falsas de que o Governo do Estado de Santa Catarina teria aumentado o imposto da gasolina. As publicações contêm informações falsas, incompletas ou enganosas. A alíquota do ICMS que incide […]

Geral

Homem caminha 800 quilômetros até SC para tentar realizar sonho de conhecer Luciano Hang

Empreendedor que mostrar para Hang os produtos que ele desenvolve no interior de SP

Mais notícias

Cultura e Lazer

Apresentações culturais marcam Domingo da Família em Itapema

Todo primeiro domingo é dedicado às apresentações culturais e no último domingo às escolinhas esportivas

Geral

Tristeza! Criança grava vídeo pedindo para as pessoas não envenenarem animais após ter o gato morto

Um relato emocionante foi feito pelo pequeno Murilo, morador de Rio Negrinho, após seu gato, o Biscoito, ter sido envenenado e morrer. “Oi gente, vocês podem ver como eu estou vermelho né. É que meu […]