keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Ataques de grupos armados deslocam 20 mil civis no leste da República Democrática do Congo

Este é um resumo do que foi dito pelo porta-voz do ACNUR Babar Baloch - a quem o texto citado pode ser atribuído - na coletiva de imprensa de hoje no Palácio das Nações, em Genebra

37C89FFD 3F8A 4899 8763 724D66282E62 Visor Notícias

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) pede medidas amplas e urgentes para proteger os civis no leste da República Democrática do Congo (RDC), onde uma série de ataques recentes por um grupo armado deslocou quase 20 mil pessoas na província de Kivu do Norte.

Grupos armados continuam a devastar vidas, apesar do presidente da RDC, Felix Tshisekedi, ter declarado estado de emergência no dia 6 de maio em Kivu do Norte e na província vizinha de Ituri. A declaração tinha como objetivo deter a violência cometida por grupos armados e estabelecer a ordem na região.

Desde 22 de junho, as Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês) teriam matado brutalmente pelo menos 14 pessoas e ferido diversas outras em Beni e nos arredores da cidade. Várias propriedades foram saqueadas e outras incendiadas. Este foi o primeiro ataque em dois anos da ADF à cidade e o ressurgimento do grupo está aterrorizando a vida dos habitantes.

Há um sentimento de pânico e ansiedade por parte da comunidade e desconfiança nas forças armadas, considerando as grandes expectativas de melhores condições de segurança após as novas medidas. Os recentes ataques obrigaram milhares de pessoas a deixar suas casas em busca de segurança na região oriental de Beni. A situação também continua a enfraquecer e interromper as atividades sociais, econômicas e educacionais da região.

Apesar dos esforços do ACNUR, as respostas humanitárias na RDC estão no limite de sua capacidade, levando em conta os impactos cumulativos de outras situações de emergência, como os efeitos da erupção vulcânica do Monte Nyiragongo em maio deste ano, em Goma.

O ACNUR e seus parceiros estão apoiando as autoridades locais no registro de famílias deslocadas forçadamente e na avaliação e resposta às suas necessidades. Apesar das condições terríveis, algumas dessas pessoas estão lentamente voltando aos seus bairros.

Mais de 100 mil pessoas deslocadas forçadamente receberam assistência em abrigos de emergência em 2020 – e quase 14 mil desde o início de 2021. As necessidades continuam altas, pois os ataques de grupos armados continuam a deslocar pessoas na província, forçando muitas delas a fugir diversas vezes. Mulheres e crianças, que se encontram em situações mais graves, estão recebendo ajuda imediata com abrigamento, itens de socorro e assistência em dinheiro.

Também continuamos a apoiar as comunidades locais, que agem na linha de frente às respostas de deslocamentos forçados recorrentes. Os parceiros do ACNUR estão fazendo o trabalho vital de documentar violações dos direitos humanos.

A necessidade de mais recursos é urgente. Os recursos para operações de ACNUR na RDC são estimados em US$ 205 milhões, mas apenas 36% desse valor é financiado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Procedimento visava à remoção de um caroço no lábio superior

Mundo

VÍDEO: Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

Tragédia iniciou quando um homem armado atacou frequentadores de um shopping

Mundo

Terremoto com magnitude significativa atinge Nova York

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, comunicou que o tremor foi sentido em todo o estado

Mundo

Putin vence eleição na Rússia pela quinta vez e manterá no poder até 2030

No poder há 24 anos, Putin confirmou favoritismo e terá um quinto mandato como presidente após mudar a Constituição para poder governar até 2036.

Mais notícias

Segurança

STF decide por concurso da PMSC sem limite de vagas para mulheres

Editais anteriores restringiam o ingresso feminino a 20% dos cargos