keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Associação Empresarial de BC e Camboriú faz apelo para execução do Parque Inundável Multiuso do Rio Camboriú

Mais de 500 pessoas foram atingidas de alguma forma pelos alagamentos, cerca de 200 pessoas tiveram que deixar suas casas e 30 foram acolhidas em abrigo

X
Fonte: Engeplus

Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC, emitiu uma nota oficial em que se solidariza com os atingidos pela forte chuva da madrugada de quarta-feira (9). Na nota, a associação manifestou a urgência na execução do Parque Inundável Multiuso do Rio Camboriú.

Veja a nota na íntegra:

Somente neste episódio, segundo a prefeitura de Camboriú, mais de 500 pessoas foram atingidas de alguma forma pelos alagamentos, cerca de 200 pessoas tiveram que deixar suas casas e 30 foram acolhidas em abrigo. Sem contar os prejuízos aos cofres públicos, que certamente deixarão de atender outras demandas sociais importantes para destinar recursos à superação dos danos.

Vale lembrar que nossa Bacia Hidrográfica oscila entre os problemas de excesso e de escassez de água justamente porque não tem hoje nenhum espaço para reserva de água bruta. O parque cumprirá exatamente este papel: em situações de excesso como a desta quarta-feira, guardará esta água para suprir os momentos de escassez, evitando desta forma que a alta do rio alague os bairros ribeirinhos das duas cidades e possibilitando que esta água reservada seja utilizada quando houver aumento de demanda, especialmente na temporada de verão.

É intrigante pensar que o Parque Inundável, que já foi apresentado pelo Comitê do Rio Camboriú há mais de 10 anos, ainda não virou realidade. O projeto já foi validado e confirmado por especialistas na área como a solução mais viável para nossa segurança hídrica e, mesmo assim, com a solução exposta, seguimos colecionando prejuízos e vivendo tensões em relação às cheias e às faltas de água.

Reconhecemos os esforços da Emasa, que elaborou o projeto executivo do parque e da prefeitura de Camboriú, que decretou a área de utilidade pública, mas reforçamos a urgência de implementação desta obra, com a imediata desapropriação das terras para garantir que não percamos a oportunidade de garantir este parque tão essencial para a vida, para a saúde e para o desenvolvimento econômico das duas cidades.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Família de Brusque se muda para a Espanha em busca de tratamento de imunoterapia para salvar filha pequena

Aos 4 anos de idade, Helena foi diagnosticada com câncer em estágio grave

Geral

Fotos de suposto lobisomem morto em SC assustam moradores

Circula nas redes sociais imagens de um disposto lobisomem – figura do folclore popular – que foi “morto” em Palhoça, na Grande Florianópolis. As fotos viralizaram nesta terça-feira (15). Na verdade, a imagem mostra uma […]

Geral

Rio Camboriú segue com nível acima da média na primeira quinzena de junho

Mesmo com as boas condições do rio nos últimos meses, a Emasa ressalta a importância do uso consciente da água, evitando o desperdício, beneficiando o meio ambiente e o bolso do consumidor

Geral

Itajaí chega aos 161 anos como referência nos indicadores econômicos e sociais

Em 2021, foram 4.518 novas vagas formais na cidade, segundo dados do Ministério da Economia nos meses de janeiro a abril.

Geral

Saiba quais são os municípios com vagas de emprego abertas em Santa Catarina

Todas as vagas são para contratações efetivas, os pré-requisitos e a carga horária variam de acordo com o cargo. As remunerações são a partir de um salário mínimo.

Mais notícias

Economia

Programa Terra Boa distribui 200 mil sacas de sementes de milho

Com o Terra Boa, o agricultor recebe até cinco sacos de semente e devolve em sacos de milho no próximo ano, com o produto da colheita.

Geral

Família de Brusque se muda para a Espanha em busca de tratamento de imunoterapia para salvar filha pequena

Aos 4 anos de idade, Helena foi diagnosticada com câncer em estágio grave