A concessionária Arteris Litoral Sul, que responde pela BR-101, ainda deve se manifestar sobre a decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que barrou o reajuste nos valores do pedágio. O aumento está previsto para entrar em vigor neste sábado (8). Conforme a concessionária, até as 18h30 desta sexta-feira, ainda não havia uma posição definitiva.
O reajuste acordado com o governo federal, por meio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestes) aumenta a tarifa em 44% (R$ 3,90). Apesar do TCU ter se manifestado contrário ao reajuste, ainda não houve nenhuma notificação oficial.
Segundo a empresa, o reajuste consideraria a correção frente à inflação (4,19%), e contemplaria o reequilíbrio econômico-financeiro referente ao trecho sul do Contorno Viário de Florianópolis, após alterações de traçado e construção de túneis não previstos no projeto original.Um condomío foi autorizado pela prefeitura de Palhoça sobre o traçado original da nova rodovia, obrigando a construção de túneis.
O temor das autoridades da região agora é de que a construção do Contorno Viário de Florianópolis atrase ainda mais, já que o reequilíbrio do contrato seria necessário para o custeio dos túneis. A Fiesc – Federação das Indústrias, já se manifestou preocupada com o andamento da obra e contra a suspensão do reajuste.
O Procon do Estado também tinha se posicionado contra o reajuste, alegando que a pandemia do coronavírus reduziu os ganhos das famílias e dos transportadores e que o reajuste era desproporcional diante dessa realidade.