keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Arteris alerta motoristas sobre direção segura durante forte onda de frio

Trafegar no inverno exige atenção redobrada, cuidados com neblina e outras consequências das baixas temperaturas

1763978a f1a7 4cf6 8b36 f9c8ad5db274 Visor Notícias
Divulgação

Com a aproximação de frentes frias e massas de ar polar, as temperaturas devem cair bruscamente nos próximos dias e com isso os motoristas devem ter cuidado redobrado para trafegar pela rodovia. A Arteris alerta que a baixa visibilidade provocada pela neblina pode causar acidentes, tanto leves quanto graves, e por isso o motorista deve ter cautela. Além disso as quedas bruscas de temperatura combinadas com umidade relativa do ar podem causar a formação de gelo na pista e até congelamento do combustível no caso dos caminhões.

O nevoeiro que se forma com a combinação do ar mais úmido pode limitar a visão do motorista. Mesmo para quem conhece o trajeto, a neblina é traiçoeira e a falta de visibilidade faz com que o condutor perca a referência. Esses nevoeiros ocorrem geralmente durante a madrugada. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são condições importantes para a formação do fenômeno.

A previsão indica frio extremo para os próximos dias, esteja atento a algumas dicas para não ficar na estrada:

– Cubra ou isole os filtros (racor), evitando que o filtro fique exposto às baixas temperaturas;
– Proteja os tanques de combustível, pois o diesel pode congelar;
– Importante sempre abastecer com combustível de qualidade.

“Mesmo os motoristas mais experientes devem redobrar a atenção. Além da falta de visibilidade, as pistas ficam úmidas e o tempo de resposta do veículo na freada é mais lento, o que pode provocar acidentes. Dirigir de forma segura é, em determinados momentos, tirar o pé do acelerador, ir devagar e seguir a viagem com segurança”, destaca José Júnior, gerente de Operações da Arteris na Regional Sul. “Vale lembrar que o nevoeiro acontece apenas em um período do dia, e a direção segura preserva a vida”, reforça.

Com a proximidade dessa massa de ar polar é comum a formação de geadas, especialmente nas regiões mais altas e em trechos de serras. A fina camada de gelo que fica sobre os carros, pode também se acumular na pista em caso de temperaturas negativas. A recomendação para evitar a formação de gelo no para-brisa do carro é aplicar vinagre diluído em água na noite anterior a geada. Graças ao ponto de congelamento mais baixo do que o gelo, impede a formação de cristais. Jamais jogue água quente. O ideal é deixar o gelo derreter em um local com sombra ou passar um pano com água e álcool em todo o carro.

Para os caminhoneiros a orientação da Arteris é para que busquem locais seguros e aquecidos para o descanso, nunca em acostamento. Em caso de temperaturas negativas, especialmente pela manhã e ao anoitecer – é possível que haja congelamento do combustível, nesse caso entre em contato imediatamente com a concessionária para apoio e resgate.

As equipes estarão de prontidão para o atendimento aos usuários, que poderão entrar em contato através dos fones 0800-725-1771 (Arteris Litoral Sul) e 0800 6420116 (Arteris Planalto Sul). As condições de tráfego da rodovia, além de alertas sobre alterações climáticas podem ser acompanhadas pelo perfil das concessionárias no Twitter @Arteris_ALS e @Arteris_APS.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave

Geral

VÍDEO: Avião da FAB sobrevoa Navegantes e desperta curiosidade

Cena chamou atenção de moradores e fez disparar o número de ligações no aeroporto

Geral

Donos do Beto Carrero financiarão projeto para retomada da obra do parque linear

Moradores poderão usar até quatro metros das “áreas de marinha”

Geral

VÍDEO: Ladrão é espancado por populares após onda de furtos em escolas

Caso ocorreu nesta terça-feira (23) em Cocal do Sul, SC

Mais notícias

Segurança

Homem é condenado a 30 anos por matar companheira

O caso ocorreu em 2022, na cidade de Xanxerê; ele também ameaçou o ex-chefe com um facão após ter o pedido de dinheiro para fuga negado

Segurança

Veículo roubado é recuperado em Camboriú

O caso aconteceu na noite de quarta-feira (29), no Bairro Tabuleiro