keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Arteris alerta motoristas sobre direção segura durante forte onda de frio

Trafegar no inverno exige atenção redobrada, cuidados com neblina e outras consequências das baixas temperaturas

1763978a f1a7 4cf6 8b36 f9c8ad5db274 Visor Notícias
Divulgação

Com a aproximação de frentes frias e massas de ar polar, as temperaturas devem cair bruscamente nos próximos dias e com isso os motoristas devem ter cuidado redobrado para trafegar pela rodovia. A Arteris alerta que a baixa visibilidade provocada pela neblina pode causar acidentes, tanto leves quanto graves, e por isso o motorista deve ter cautela. Além disso as quedas bruscas de temperatura combinadas com umidade relativa do ar podem causar a formação de gelo na pista e até congelamento do combustível no caso dos caminhões.

O nevoeiro que se forma com a combinação do ar mais úmido pode limitar a visão do motorista. Mesmo para quem conhece o trajeto, a neblina é traiçoeira e a falta de visibilidade faz com que o condutor perca a referência. Esses nevoeiros ocorrem geralmente durante a madrugada. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são condições importantes para a formação do fenômeno.

A previsão indica frio extremo para os próximos dias, esteja atento a algumas dicas para não ficar na estrada:

– Cubra ou isole os filtros (racor), evitando que o filtro fique exposto às baixas temperaturas;
– Proteja os tanques de combustível, pois o diesel pode congelar;
– Importante sempre abastecer com combustível de qualidade.

“Mesmo os motoristas mais experientes devem redobrar a atenção. Além da falta de visibilidade, as pistas ficam úmidas e o tempo de resposta do veículo na freada é mais lento, o que pode provocar acidentes. Dirigir de forma segura é, em determinados momentos, tirar o pé do acelerador, ir devagar e seguir a viagem com segurança”, destaca José Júnior, gerente de Operações da Arteris na Regional Sul. “Vale lembrar que o nevoeiro acontece apenas em um período do dia, e a direção segura preserva a vida”, reforça.

Com a proximidade dessa massa de ar polar é comum a formação de geadas, especialmente nas regiões mais altas e em trechos de serras. A fina camada de gelo que fica sobre os carros, pode também se acumular na pista em caso de temperaturas negativas. A recomendação para evitar a formação de gelo no para-brisa do carro é aplicar vinagre diluído em água na noite anterior a geada. Graças ao ponto de congelamento mais baixo do que o gelo, impede a formação de cristais. Jamais jogue água quente. O ideal é deixar o gelo derreter em um local com sombra ou passar um pano com água e álcool em todo o carro.

Para os caminhoneiros a orientação da Arteris é para que busquem locais seguros e aquecidos para o descanso, nunca em acostamento. Em caso de temperaturas negativas, especialmente pela manhã e ao anoitecer – é possível que haja congelamento do combustível, nesse caso entre em contato imediatamente com a concessionária para apoio e resgate.

As equipes estarão de prontidão para o atendimento aos usuários, que poderão entrar em contato através dos fones 0800-725-1771 (Arteris Litoral Sul) e 0800 6420116 (Arteris Planalto Sul). As condições de tráfego da rodovia, além de alertas sobre alterações climáticas podem ser acompanhadas pelo perfil das concessionárias no Twitter @Arteris_ALS e @Arteris_APS.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Com auxílio do Estado, família de pescadores recomeça após perder barco e redes em incêndio

Família de Penha recebeu apoio do governo de SC e conseguiu comprar equipamentos e nova embarcação

Geral

Na trave! Bolão e 4 apostas de SC acertam na quina da Mega-Sena

Cinco cidades registraram ganhadores na quina da Mega-Sena em Santa Catarina

Geral

“Clarinha”: Quem era a paciente que passou 24 anos em coma sem ser identificada

Em 2000, Clarinha foi atropelada e encaminhada ao hospital já desacordada. Ela não tem registro oficial e não recebeu visita de parentes ou amigos

Geral

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

Quem tiver o produto em casa deve parar de consumir imediatamente

Geral

 Mutirão da Família alcança 84% de acordos na comarca de Balneário Camboriú

No total, 90 audiências foram designadas para o período e ocorreram em sete salas do bloco de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Mais notícias