keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Áreas de cultivo de moluscos em Florianópolis e Palhoça são interditadas

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira, 18, a interdição das áreas de cultivo de moluscos de Barro Vermelho/Tapera, em Florianópolis, e Ponta do Papagaio, em Palhoça. […]

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira, 18, a interdição das áreas de cultivo de moluscos de Barro Vermelho/Tapera, em Florianópolis, e Ponta do Papagaio, em Palhoça. Na localidade de Barro Vermelho/Tapera está proibida a retirada, o consumo e a comercialização de mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia. Na Ponta do Papagaio fica proibida a retirada, o consumo e a comercialização de ostras, mexilhões e seus produtos.

No caso de Barro Vermelho/Tapera, a interdição é necessária devido à elevada contagem microbiológica detectada nos mexilhões. Permanece liberada a retirada, o consumo e a comercialização de ostras, desde que destinadas a um estabelecimento com serviço de inspeção oficial (SIM, SIE ou SIF) e que promova a redução da carga microbiana.

Na Ponta do Papagaio, em Palhoça, a interdição ocorre em função da concentração de ficotoxina Ácido Okadaico acima dos limites permitidos nos cultivos de moluscos bivalves. Quando consumida por seres humanos, essa toxina pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarréia.

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que monitora permanentemente as áreas de cultivo de moluscos bivalves. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos Bivalves é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Programa selecionará 100 startups de Santa Catarina para aceleração

BRDE e ACATE lançam Programa BRDE Labs em Santa Catarina

Geral

BR-101 em Itajaí será bloqueada nesta quarta (29) para obras

A PRF recomenda redução de velocidade e atenção redobrada para todos que trafegarem pela região

Geral

Estudo de Viabilidade recomenda construção do Ramal da Ferroeste em Santa Catarina

Pesquisa mostra potencial de importação dos insumos para o Oeste Catarinense com redução de custos

Geral

Pais pedem demissão de professora: ‘Seu corpo distrai os alunos’

O perfil na internet da educadora também tem causado polemica devido a fotos ousadas

Geral

De novo! Catarinense ganha R$8 milhões na Dupla Sena

Outros 19 moradores de Blumenau acertaram a quadra na Mega-Sena

Mais notícias

Segurança

Trio é preso com mais de 20 carteiras de cigarros contrabandeados

O inquérito policial deve ser concluído e encaminhado ao Ministério Público nos próximos dias. Os presos se encontram à disposição da Justiça

Economia

Itapema é a 7ª cidade que mais gerou empregos em SC até maio

Segundo o governador Carlos Moisés, o resultado confirma o momento de crescimento econômico acelerado vivenciado pelo estado com a melhora do cenário epidemiológico no enfrentamento da pandemia de Covid-19