Área de Escape fica a menos de 4km antes do local de acidente de ônibus que matou 19 pessoas no PR
A Área de Escape implantada pela Arteris Litoral Sul em 2011 já evitou outras viagens de terem o mesmo desfecho
X
Montagem/Visor Notícias
às 8h17m Autor Silvio Matheus
A tragédia na BR-376, nesta segunda-feira (25), por pouco menos de quatro quilômetros, poderia ter tido um desfecho diferente. O acidente com o ônibus de turismo que vinha de Ananindeua, no Pará, para Santa Catarina ocorreu no km 668 da rodovia federal. Pouco antes, no km 671,7, há uma Área de Escape, local para evitar acidentes na descida da Serra do Mar.
Ao todo, 19 pessoas morreram com o acidente e outras 33 ficaram feridas. Segundo o motorista do ônibus, o veículo perdeu o freio e acabou batendo em uma mureta de contenção durante uma curva, capotando à beira da rodovia.
A Área de Escape implantada pela Arteris Litoral Sul em 2011 já evitou outras viagens de terem o mesmo desfecho. Até julho de 2020, o dispositivo havia salvo um total de 329 vidas.
Em um vídeo divulgado pela concessionária, é possível ver o condutor de uma carreta carregada com 37,5 toneladas de milho que fez uso do disposto após perceber problemas nos freios do veículo. A carreta entra 80 metros no interior da área até parar em segurança.
Diante das novas medidas adotadas no estado, as forças de segurança de Santa Catarina intensificaram as ações de fiscalização e orientação em todo território catarinense