keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Ar polar avança e faz temperaturas despencarem nas próximas horas; Previsão é de 0°C em SC

Litoral de Santa Catarina poderá registrar mínimas de 0°C a 5°C

Hoje o ar frio será responsável por uma transição importante do tempo no território gaúcho e catarinense que vem de uma longa sequência de dias de muita umidade. Nessas primeiras horas do dia a umidade ainda será muito presente com nuvens, pancadas esparsas de chuva e nevoeiros. Entretanto, esse cenário irá mudar até a noite com a aproximação do ar seco e frio polar.

A expectativa é que a noite seja de céu claro no Estado. Portanto, você que está prestes a sair de casa saiba que a noite desta sexta-feira (10), será muito mais fria que o amanhecer na grande maioria das regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nesta sexta-feira (10), o tempo é de sol entre nuvens na maioria do Estado. Entretanto vão ocorrer momentos de maior nebulosidade em algumas áreas à medida que frente fria de fraca atividade avança. O sistema traz chance de garoa e chuva localizada no decorrer do dia e precede uma massa de ar frio de origem polar. O ar frio ingressa durante esta sexta e toma conta das regiões até o fim do dia com expectativa de o tempo abrir, firmar com céu claro inicialmente em áreas da Metade Oeste e Sul.

A noite o tempo abre na maioria das áreas por conta do avanço do ar polar associado ao sistema de alta pressão atmosférica com pressão em seu núcleo de 1029 hpa no Centro da Argentina.  Além disso, ressalta-se que as mínimas irão ocorre à noite, quando vai estar muito mais frio que no começo da manhã. Em muitas cidades a temperatura tende a ficar abaixo de 5°C no fim da noite dessa sexta. E este será só o início da onda polar que irá afetar o Estado.

Ao mesmo tempo o ar frio ingressa com vento que pode ter rajadas moderadas a fortes em pontos do Sul e do Leste gaúcho. Modelos atmosféricos indicam vento persistente da tarde para a noite, com rajadas que poderão alcançar os 50 a 70 km/h. O vento terá um papel importante na sensação térmica visto que a temperatura irá oscilar entre 11 e 14°C durante a tarde e sob o efeito do vento a sensação será de frio mais intenso ao ar livre.

Conforme a Epagri/Ciram, a previsão indica ainda temperatura baixa em SC, com mínima próxima de 0°C e negativa na maioria das regiões, chegando a – 5°C a – 8°C nas áreas altas do Planalto Sul. Condição de formação de geada ampla no Estado, podendo ocorrer de forma isolada até no Litoral (mínimas de 0°C a 5°C), especialmente no amanhecer de domingo (12).

Fonte: Com informações do MetSul

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Final de semana deve ser de sol e temperaturas amenas em SC

Não há previsão de ocorrências associadas às condições do tempo

Tempo

Serra catarinense registra primeira geada do inverno 2022

Em São Joaquim, que registrou -1,18ºC, houve geada no Vale do Caminhos da Neve

Tempo

Defesa Civil alerta para mar agitado com ondas de até 3 metros em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para mar agitado que começou às 7h desta quarta-feira e deve terminar às 23h59

Tempo

Tornado atinge cidade catarinense e prejuízos chegam a R$10 milhões

Segundo informações, os prejuízos atingem R$10 milhões. Ao menos 50 edificações em áreas rurais foram destruídas com os ventos

Tempo

Frente fria avança em Santa Catarina durante a semana e traz chuva

Frente fria avança pelo estado na terça-feira (28), trazendo chuva

Mais notícias

Segurança

Vizinhos escutam gritos de socorro e descobrem que homem foi morto com 29 facadas

A vítima levou 29 facadas no corpo, a maioria na região do abdômen

Segurança

Policial mata a irmã a tiros e é presa pelo marido, que também é PM

Rhaillayne Oliveira de Mello, 23 anos, foi presa pelo próprio marido, que também é PM