keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Aprovado o projeto que institui o Plano de Gestão da Orla de Itapema

De autoria do Poder Executivo, o Projeto finalmente foi votado na Sessão Ordinária do último dia 05/11.

58935b0ee9855f42dc739f560d387930 Visor Notícias

Depois de passar por Audiências Públicas, reuniões nas Comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Itapema, pedido de vista assinado por parlamentar, o Projeto de Lei N° 110/2018, de autoria do Poder Executivo, finalmente foi votado na Sessão Ordinária do último dia 05/11.

Remanescente de 2019, o PL vem conceder a bares e restaurantes localizados na orla de Itapema, o direito a ocuparem espaços ociosos no calçadão – mediante outorga, ou seja, pagamento pelo uso do espaço – com a colocação de mesas e cadeiras e, por fim, o atendimento ao consumidor nesses locais.

 Tramitação

O PL foi tema de Audiências Pública itinerante na Câmara de Itapema, e gerou debates durante todo o ano de 2018, tanto que na última Sessão Ordinária do ano passado ele entrou em vista, após pedido dos vereadores Zulma Souza (DEM) e Nei da Van (PSDB).

Com a volta das Sessões Legislativas em fevereiro deste ano, o projeto seguiu seu trâmite Legislativo, indo para votação em plenário no dia 12/02, quando recebeu um segundo pedido de vistas, solicitado pelo vereador Yagan Dadam (PL).

Aprovação unânime

Após todo o trâmite, o PL foi para votação com duas emendas de autoria do vereador Yagan. Aprovado por unanimidade, o Projeto agora aguarda a sanção ou veto do Executivo. Se sancionado, vai instituir as seguintes normas sobre a gestão do uso da orla:

– Institui normas e procedimentos para a permissão da utilização a título precário, de áreas de domínio da União, de natureza recreativa, esportiva, cultural, religiosa e educacional, mediante outorga de Permissão de Uso, fixa parâmetros para o cálculo do valor da contrapartida, critérios para controle do uso e sanções administrativas oriundas de infrações as disposições desta Lei.

– Os comerciantes poderão usar os espaços ociosos do calçadão da orla de Itapema, caso solicitado pelo consumidor, ficando proibido de deixar mesas e cadeiras nesses locais sem que haja consumidor utilizando.

– A permissão de uso deverá ser requerida no período entre seis meses e cinco dias anteriores à disponibilização da área, perante o Município de Itapema;

– Caso seja constatada a utilização de área de domínio da União fora do prazo estabelecido no termo da Permissão de Uso, o permissionário será imediatamente notificado, para recolher o devido valor do preço público.

– Os espaços objeto das permissões de que trata esta Lei são de uso indistinto, não podendo os permissionários impedirem o acesso público ou efetuarem cobrança de qualquer título.

– As mesas e cadeiras deverão ser de madeira, para manter a harmonia com o ambiente e não poderão conter publicidade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Entenda porque Balneário Camboriú é uma das cidades mais procuradas no Brasil pelos turistas

Com parques e muitas atrações, destino virou o queridinho dos turistas brasileiros

Turismo

Cidade da Grande Florianópolis inaugura maior mirante de vidro de Santa Catarina

A estrutura contará com uma torre equipada com elevador panorâmico, lojas, lanchonete, restaurante, café e estacionamento

Turismo

VÍDEO: Berçário de Peixes é o mais novo e encantador espaço do Oceanic Aquarium

O aquário em Balneário Camboriú tem mais de 30 recintos e cerca de 140 espécies de animais

Turismo

Restaurante de Itapema serve o mais completo e tradicional chá da tarde

Alma Gastro e Bar, restaurante de alta gastronomia foi eleito cinco vezes consecutivas pelo Tripadvisor como um dos 10 melhores do mundo

Geral, Turismo

Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau realiza posse da nova diretoria nesta quinta-feira

Evento ocorre no Sofistic Hotel em Itapema, marcando o início do mandato para o biênio 2024/2025

Mais notícias

Tempo

Quarta-feira terá predominância de sol e tempo firme em SC

Temperaturas podem chegar a 26°C em algumas regiões

Trânsito

BR-101 terá pontos de bloqueio nas próximas madrugadas, informa a PRF

Confira os dias, horários e pontos de fechamento da rodovia