keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Aprovação de Lei na Assembleia não impedirá operação da TPA em Bombinhas, diz prefeito

A Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas, não receberá interferências e seguirá com sua operação normalmente no município. Isso é o que afirma o prefeito de Bombinhas, Paulo Dalago Muller, em relação à proposta […]

bombinhas tpa 3.jpeg Visor Notícias

A Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas, não receberá interferências e seguirá com sua operação normalmente no município. Isso é o que afirma o prefeito de Bombinhas, Paulo Dalago Muller, em relação à proposta de emenda à Constituição (PEC) 1/2019, que pretende proibir a cobrança de pedágios urbanos em Santa Catarina. A matéria foi votada pelos deputados na sessão de terça-feira (20) e recebeu 32 votos favoráveis e dois contrários. Votaram contra a deputada Paulinha e o deputado Altair Silva (PP).

Essa proposta, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), altera o artigo 128 da Constituição Estadual, com o objetivo de proibir a cobrança de taxa de qualquer natureza que limite o tráfego de pessoas ou de bens, a exemplo da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) cobrada em Bombinhas.

Mas, essa mesma PEC trata de cobrança de pedágios urbanos em rodovias estaduais, onde a cidade não se enquadra, já que seu principal acesso é através de uma rodovia municipal. Além disso, a implantação da TPA em Bombinhas é um caso único no Brasil e que teve a sua constitucionalidade julgada procedente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A TPA existe pois o município não possui meios suficientes para prover sozinho o encargo de minimizar os impactos ao meio ambiente causados durante a alta temporada. Por essa razão a cobrança da TPA ocorre apenas no verão, justamente no período em que a população da cidade, mais que dobra em função da alta temporada.

Na Alesc, a votação gerou um grande debate. A deputada Paulinha, que era prefeita de Bombinhas em 2013, quando a TPA foi criada, reafirmou que o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Justiça já reconheceram que os municípios têm a competência para legislar sobre seus territórios e seus tributos. “Não se trata de criação de novas taxas.”

Para a parlamentar, a proposta ludibria o cidadão, dá falsa ideia de que a competência dos municípios será retirada porque há uma lei maior que garante essa competência. O deputado Bruno Souza (Novo) também se manifestou, afirmando que a PEC não conseguirá atingir o propósito de proibir os pedágios urbanos.

“Não estamos criando nenhuma inovação legislativa. Não estamos acabando com a TPA. Estamos apenas dando uma interpretação mais extensiva do que já fala a nossa constituição.” O deputado Marcius Machado (PL), também reconheceu a importância do investimento da TPA na área ambiental, mas entende que a população carente é prejudicada com a cobrança. “O efeito dessa PEC é daqui para frente, não interfere em Bombinhas”, disse.

NOTA PREFEITURA DE BOMBINHAS

968afa8c 8839 4728 8d31 48363509cfaf Visor Notícias
f87d5a46 4196 4ae2 bbd6 4a0be2a8211e Visor Notícias
6793ee4a b528 4b05 834e 4d3df9e241fd Visor Notícias

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Geral

Clube de milionários tem pista de R$ 1 bilhão onde eles podem dirigir a quase 250km/h

Designer da F1 projetou pista de corrida privada e para fazer parte desse seleto grupo, é preciso desembolsar R$ 1,2 milhão

Tempo

Temperaturas podem chegar aos 30ºC no feriado de Páscoa em SC

Previsão indica possibilidade de chuva em algumas regiões do estado