keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Após vagar por 600 mil anos, objeto misterioso passará próximo ao Sol

Fragmento foi identificado recentemente por meio de dados capturados entre 2014 e 2018

X
Foto: Divulgação

Um objeto misterioso está terminando seu período orbital de 600 mil anos e se aproximará do Sol em 2031. Denominado 2014 UN271, o fragmento foi identificado recentemente por meio de dados capturados entre 2014 e 2018 pelo Dark Energy Survey (DES), uma traquitana que pesquisa a energia escura presente no Sistema Solar. Os dados são do site de tecnologia e ciência New Atlas.

O 2014 UN271 é um fragmento da Nuvem de Oort. A região apresenta uma grande concentração de cometas e está localizada no limite do Sistema Solar, aproximadamente a 100 mil UA (Unidade Astronômica). Para maior entendimento, cada UA equivale à distância média entre a Terra e o Sol.

No momento, o objeto misterioso está localizado a 22 UA do Sol, distância menor do que Netuno. O oitavo planeta do Sistema Solar localiza-se a 29,7 UA. Em 2031, por sua vez, o 2014 UN271 deve chegar a apenas 10,9 UA, algo próximo da distância de Saturno, o sexto astro do nosso universo.

A aproximação permitirá aos astrônomos pesquisar um objeto misterioso da Nuvem de Oort sem a necessidade de enviar uma sonda, que poderia demorar milhares de anos para chegar à região. E mais: será uma oportunidade única. Após o evento, o 2014 UN271 levará mais 600 mil anos para se aproximar novamente do Sol.

O acontecimento também vai ajudar os astrônomos a classificar o objeto misterioso. Isso porque ainda não se sabe ao certo qual sua natureza. Cálculos indicam que o 2014 UN271 deve ter entre 100 km e 370 km de diâmetro, o que seria grande para um cometa e pequeno para um planeta.

Vale ainda destacar que, embora tenha dimensões grandes, não será possível vê-lo com muita nitidez, devido à sua distância. A expectativa é que telescópios captem o brilho do objeto misterioso, que deve ser similar ao de Caronte, satélite de Plutão.

Fonte: ND+/AGÊNCIA ENTRE ASPAS

Geral

Pelé é internado em hospital de São Paulo para seguir tratamento contra câncer

Assessoria de imprensa do jogador informou que ele tinha passado por exames no hospital

Geral

Vídeo: Pedra gigante desliza na Serra do Rio do Rastro e atinge carro

Um vídeo gravado por um motorista e amplamente divulgado nas redes sociais mostra a pedra já no meio da pista

Geral

“Todo Nicolas Cagezinho”, Dianho aproveita praias de Balneário Camboriú

Em seu instagram, o influecer digital dono de um perfil com mais de 3 milhões e meio de seguidores, publicou um vídeo onde aparece pilotando um jet ski no mar da cidade

Geral

Agricultura entrega documentação para regularizar mais de 1,8 mil imóveis rurais de Abelardo Luz

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores conquistem a escritura da terra

Geral

Defesa Civil assina termo de compromisso para liberar recursos para novas pontes em São Bento do Sul e Peritiba

O ato contou com a presença do prefeito Antônio Tomazini e do deputado estadual Vicente Caropreso. O valor é de R$ 118.640,60

Mais notícias

Brasil

Ladrão invade salão de beleza logo depois de postagem de influencer e rouba relógio que ela mostrava na rede social

Um homem invadiu um salão de beleza e roubou um relógio Rolex logo após ele aparecer em uma postagem de rede social no braço de um influenciadora digital. O caso aconteceu em São Paulo e […]

Brasil

Em confronto com a polícia, oito suspeitos de assaltar agências bancárias são mortos

No local em que houve a ação policial, teriam sido encontrados explosivos e armamentos de grosso calibre.

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup