keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Após vagar por 600 mil anos, objeto misterioso passará próximo ao Sol

Fragmento foi identificado recentemente por meio de dados capturados entre 2014 e 2018

X
Foto: Divulgação

Um objeto misterioso está terminando seu período orbital de 600 mil anos e se aproximará do Sol em 2031. Denominado 2014 UN271, o fragmento foi identificado recentemente por meio de dados capturados entre 2014 e 2018 pelo Dark Energy Survey (DES), uma traquitana que pesquisa a energia escura presente no Sistema Solar. Os dados são do site de tecnologia e ciência New Atlas.

O 2014 UN271 é um fragmento da Nuvem de Oort. A região apresenta uma grande concentração de cometas e está localizada no limite do Sistema Solar, aproximadamente a 100 mil UA (Unidade Astronômica). Para maior entendimento, cada UA equivale à distância média entre a Terra e o Sol.

No momento, o objeto misterioso está localizado a 22 UA do Sol, distância menor do que Netuno. O oitavo planeta do Sistema Solar localiza-se a 29,7 UA. Em 2031, por sua vez, o 2014 UN271 deve chegar a apenas 10,9 UA, algo próximo da distância de Saturno, o sexto astro do nosso universo.

A aproximação permitirá aos astrônomos pesquisar um objeto misterioso da Nuvem de Oort sem a necessidade de enviar uma sonda, que poderia demorar milhares de anos para chegar à região. E mais: será uma oportunidade única. Após o evento, o 2014 UN271 levará mais 600 mil anos para se aproximar novamente do Sol.

O acontecimento também vai ajudar os astrônomos a classificar o objeto misterioso. Isso porque ainda não se sabe ao certo qual sua natureza. Cálculos indicam que o 2014 UN271 deve ter entre 100 km e 370 km de diâmetro, o que seria grande para um cometa e pequeno para um planeta.

Vale ainda destacar que, embora tenha dimensões grandes, não será possível vê-lo com muita nitidez, devido à sua distância. A expectativa é que telescópios captem o brilho do objeto misterioso, que deve ser similar ao de Caronte, satélite de Plutão.

Fonte: ND+/AGÊNCIA ENTRE ASPAS

Geral

Japão vê disseminação inédita da covid-19 e recorde de casos em Tóquio

Mas ele sinalizou a possibilidade de reverter a diretriz, já que a decisão de pedir que alguns doentes fiquem em casa gera críticas de especialistas médicos por colocar vidas em risco.

Geral

Menino de 14 anos mata o pai para defender mãe de agressões em condomínio de luxo de SP

Aos policiais, o filho do empresário relatou que os episódios de violência doméstica contra a mãe e contra ele eram frequentes.

Geral

Lago seca na Bolívia e cientistas temem que nunca mais volte a encher

O Lago Poopó, na Bolívia, já foi fonte de vida para os habitantes locais que pescavam em suas águas abundantes e cultivavam ao longo de suas margens. Agora, é um deserto. Cientistas dizem que o […]

Geral

Cesta básica tem segunda queda de preços do ano em Itajaí

A pesquisa anotou os valores de 40 itens em 16 estabelecimentos da cidade na primeira semana do mês de agosto.

Geral

Três homens são presos por tráfico de drogas em SC e no Paraná em ação conjunta da Polícia Civil

Em maio, a investigação identificou um paraguaio que foi a Chapecó para promover o repasse de um carregamento de cocaína.

Mais notícias

Segurança

Veja as fotos de ritual satânico feito por estudante de medicina que matou os pais

O caso é investigado pela Polícia Civil, por meio do Departamento Especializado de Homicídio e Proteção à Pessoa

Segurança

“O diabo desceu até vós, pouco tempo lhes resta”, estudante de medicina mata os pais em suposto ritual satânico

Após matar os pais, o estudante teria ligado para um familiar e dito que tinha “feito uma bobagem”