keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Análise indica que construção civil está operando com capacidade máxima

Segundo a CNI, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) ficou em 66% em dezembro de 2021.

Capturar5 Visor Notícias

A construção civil está usando a sua capacidade máxima de produção. É o que garante a CNI – Confederação Nacional da Indústria. Segundo a entidade, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) ficou em 66% em dezembro de 2021. Esse índice é superior ao registrado nos últimos sete anos e equivalente ao nível de utilização da capacidade observado em novembro de 2014. A análise faz parte da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta segunda-feira (24).

Ao longo do ano de 2021, o preço dos insumos e da matéria-prima é apontado como principal problema enfrentado por 47,3% das empresas no quarto trimestre de 2021. A situação reocupou o setor durante segunda metade de 2020 e todo o ano de 2021. Os dados mostram que o problema foi mais disseminado no início de 2021, quando atingiu 57,1% das empresas entre janeiro e março, mas, mesmo assim, o volume de indústria que precisa lidar com ele ainda é bastante elevado. Foram entrevistadas 434 empresas entre 3 e 14 de janeiro de 2022.

“O percentual de empresas que assinalou a falta ou o alto custo de matéria-prima como o principal problema caiu 9,8 pontos percentuais na comparação com o primeiro trimestre de 2021. O problema começou a ceder, mas ainda é bastante relevante, porque foi justamente isso que limitou a atividade do setor no passado. É importante deixar claro que essa queda não significa que esse problema está superado”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O índice do preço médio dos insumos da indústria da construção ficou em 70 pontos no último trimestre de 2021, uma queda de 7,5 pontos em relação ao trimestre anterior. É o segundo trimestre consecutivo em que há uma desaceleração do ritmo de aumento de preços dos insumos e matérias-primas. Mesmo assim, o índice segue elevado. O índice varia de 0 a 100 e valores acima de 50 pontos indicam aumento do preço dos insumos. Quanto mais distante de 50 pontos e mais próximo de 100, maior é o aumento. No primeiro trimestre de 2020, o índice estava em 55,6 pontos.

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria de construção avançou 0,3 ponto, para 55,8 pontos.

Por estar acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança, o índice é indicativo que os empresários estão confiantes. O nível de confiança, entretanto, está abaixo do observado em janeiro de 2020 e 2019, quando o ICEI registrava, respectivamente, 64 pontos e 63,7 pontos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Mercado Imobiliário

Balneário Camboriú tem os 10 prédios mais altos do Brasil

57,2% da população da cidade conhecida como "Capital dos Arranha-céus" reside em prédios

Mercado Imobiliário

Empreendimento de Porto Belo é o primeiro no Brasil a usar nova tecnologia no vidro

Construtora vai investir R$ 32 milhões no empreendimento com a nova tecnologia no vidro

Mercado Imobiliário

Empreendimento em Porto Belo inaugurado há um mês já atraiu mais de 10 mil visitantes

O Oporto, nova área de lazer, gastronomia, cultura e negócios, tornou-se um dos principais destinos de moradores e turistas do Litoral Norte

Mais notícias

Segurança

Freira é sequestrada por colega de trabalho em Santa Catarina

Homem é técnico de enfermagem no mesmo asilo onde freira é diretora