keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Análise indica que construção civil está operando com capacidade máxima

Segundo a CNI, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) ficou em 66% em dezembro de 2021.

A construção civil está usando a sua capacidade máxima de produção. É o que garante a CNI – Confederação Nacional da Indústria. Segundo a entidade, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) ficou em 66% em dezembro de 2021. Esse índice é superior ao registrado nos últimos sete anos e equivalente ao nível de utilização da capacidade observado em novembro de 2014. A análise faz parte da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta segunda-feira (24).

Ao longo do ano de 2021, o preço dos insumos e da matéria-prima é apontado como principal problema enfrentado por 47,3% das empresas no quarto trimestre de 2021. A situação reocupou o setor durante segunda metade de 2020 e todo o ano de 2021. Os dados mostram que o problema foi mais disseminado no início de 2021, quando atingiu 57,1% das empresas entre janeiro e março, mas, mesmo assim, o volume de indústria que precisa lidar com ele ainda é bastante elevado. Foram entrevistadas 434 empresas entre 3 e 14 de janeiro de 2022.

“O percentual de empresas que assinalou a falta ou o alto custo de matéria-prima como o principal problema caiu 9,8 pontos percentuais na comparação com o primeiro trimestre de 2021. O problema começou a ceder, mas ainda é bastante relevante, porque foi justamente isso que limitou a atividade do setor no passado. É importante deixar claro que essa queda não significa que esse problema está superado”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O índice do preço médio dos insumos da indústria da construção ficou em 70 pontos no último trimestre de 2021, uma queda de 7,5 pontos em relação ao trimestre anterior. É o segundo trimestre consecutivo em que há uma desaceleração do ritmo de aumento de preços dos insumos e matérias-primas. Mesmo assim, o índice segue elevado. O índice varia de 0 a 100 e valores acima de 50 pontos indicam aumento do preço dos insumos. Quanto mais distante de 50 pontos e mais próximo de 100, maior é o aumento. No primeiro trimestre de 2020, o índice estava em 55,6 pontos.

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria de construção avançou 0,3 ponto, para 55,8 pontos.

Por estar acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança, o índice é indicativo que os empresários estão confiantes. O nível de confiança, entretanto, está abaixo do observado em janeiro de 2020 e 2019, quando o ICEI registrava, respectivamente, 64 pontos e 63,7 pontos.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Construa Brasil é alternativa para modernizar construção civil

O objetivo é manter o desenvolvimento do setor e permitir que as empresas do setor tenham acesso a novas tecnologias. O programa é um dos destaques do Mercado Imobiliário SC desta semana

Mercado Imobiliário

Itapema ganha empreendimento com flats por assinatura digital

A Sunprime Empreendimentos lançou projeto em parceria com a Housi - empresa digital que oferece moradia sob demanda

Mercado Imobiliário

Estação meteorológica é instalada no topo do Yachthouse para analisar efeitos climáticos em BC

Estação meteorológica instalada no topo do YACHTHOUSE by Pininfarina avalia como a geometria urbana pode interferir nos efeitos climáticos

Mercado Imobiliário

Itapema terá empreendimento com moradias por assinatura digital

Imóveis compactos serão geridos pela Housi, marketplace presente em mais de 100 cidades do Brasil

Mercado Imobiliário

Vokkan anuncia expansão de 305 mil m² do Vivapark Porto Belo

Projeto que já é referência em urbanismo e sustentabilidade ganha mais 305 mil m² de área; Venda de lotes para residências unifamiliares começa no dia 25 de junho

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil investiga morte de bebê de cinco meses em Criciúma

Óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações