keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Alimentos com alto teor de sódio terão que conter advertência no rótulo, prevê Projeto de Lei do Senado

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 2 gramas de sódio por dia, menos de uma colher de chá rasa, mas, de acordo o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem atualmente mais do que o dobro desta quantidade

inscricoes para o 3 arraia solidario de itapema terminam hoje 1562065497 Visor Notícias

O consumo excessivo de sódio no Brasil é uma das principais causas de doenças como hipertensão arterial sistêmica, obesidade, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral e insuficiência renal crônica. Todos os anos, somente em razão de doenças cardiovasculares, morrem 300 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 2 gramas de sódio por dia, menos de uma colher de chá rasa, mas, de acordo o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem atualmente mais do que o dobro desta quantidade.

Além da perda de vidas, o consumo de alimentos com alto teor de sódio eleva o gasto financeiro nas redes pública e privada de Saúde, haja vista o alto custo de medicamentos e procedimentos usados no tratamento dos pacientes, como hemodiálises, implantes de stents e transplantes de rim e coração, entre outros.

Para tentar reduzir essa situação, o senador Paulo Bauer apresentou esta semana no Senado um projeto de lei (PLS 392/2018) que torna obrigatória a rotulagem dos alimentos industrializados com alto teor de sódio. A lista inclui carnes processadas, como presunto, mortadela e bacon, defumados e peixe enlatado, temperos prontos, salgadinhos industrializados e de lanchonete, como chips, amendoins, quibe, pastel e coxinha) e fast-food, como pizzas, hambúrgueres e batatas fritas.

“É fundamental o papel do poder público em implementar medidas que proporcionem efetiva redução do consumo de alimentos com alto teor de sódio. A advertência nas embalagens dará ao consumidor mais condições de escolher alimentos mais saudáveis e estimulará a indústria a reduzir os níveis de sódio em seus produtos, conforme recomendam várias autoridades de saúde, como a Organização Mundial de Saúde”, ressalta o senador Paulo Bauer.

O projeto do senador Paulo Bauer já está tramitando na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em caráter terminativo, ou seja, uma vez aprovado pelo colegiado, não precisa passar pelo Plenário e segue direto para a Câmara dos Deputados.

Participação popular

O projeto é mais uma proposta apresentada pelo senador Paulo Bauer com base na sugestão de um cidadão catarinense, ou melhor, por uma cidadã. Voluntária na Associação Renal Vida de Blumenau, a empresária Kelly Graff conhece bem a dura realidade de pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica.

“Sou transplantada há seis anos e fiz um tratamento de hemodiálise durante dois anos. Hoje sou voluntária de uma instituição que cuida de pacientes renais e muitas pessoas estão em hemodiálise por causa da pressão alta e do consumo de sódio. Muitos acabam nessa situação por falta de informação. As pessoas acabam adoecendo sem saber o motivo”, afirma a empresária.

Kelly considera que a participação popular na formulação de leis é fundamental para melhorar a sociedade brasileira. “Fico contente que minha sugestão tenha virado um projeto de lei. A gente, aos poucos, em pequenos gestos, precisa ajudar a transformar a sociedade em que vivemos”, ressalta.

Lei da Lactose

A participação popular é uma das principais características do mandato do senador Paulo Bauer. Além do projeto que cria o alerta para alimentos com alta concentração de sódio, Bauer é autor da proposta, já transformada em lei, que obriga fabricantes a informarem no rótulo a presença de lactose nos alimentos industrializados. A sugestão partiu de Pedro Michels, morador de Braço do Norte. A aprovação do projeto contou com a contribuição de Jéssica Duarte, moradora de Rio do Sul, que fez um abaixo-assinado na internet com mais de 40 mil assinaturas.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de 2024

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação

Brasil

Rio do Sul enfrenta nova enchente e monta abrigos para população

O nível do rio alcançar 7,59 metros no final da manhã

Brasil

Obra para remover sal da água do mar pode danificar cabos submarinos e deixar Brasil sem internet

Operadoras temem que usina danifique cabos de telefonias que partem da Europa e África para Fortaleza

Brasil

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Pagamento do piso no setor privado fica condicionado a negociação

Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa a partir de 1º de julho

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Mais notícias

Segurança

Recém-nascida é encontrada morta e sem um dos pés em saco de lixo revirado por cachorros no PR

IML está tentando identificar novas informações sobre o bebê, por meio de exames de DNA e corpo e delito

Saúde

Balneário Camboriú tem quase mil casos de dengue confirmados

Centro de Balneário Camboriú é o local que mais registrou focos do mosquito