keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Alerta: Golpe do Pix agendado já rouba dinheiro de vítimas; saiba como evitar

Diversas vítimas estão caindo no golpe do Pix Agendado

X
Foto: PC/Divulgação

Cada vez mais usado pelos brasileiros, o Pix, serviço digital que facilita a transferência e pagamentos por meio de uma chave, agilizou muito os processos bancário. Porém, agora o Pix é o novo alvo de golpistas. A ferramenta tornou-se o mais novo golpe dos criminosos e tem feito diversas vítimas pelo país. A tática é o Pix Agendado, onde golpistas usam uma transferência falsa como isca para pedir dinheiro à vítima.

Como funciona o Golpe?

Os criminosos agendam uma transferência e depois entram em contato com a vítima informando que a fizeram por acidente. Eles pedem que a pessoa devolva o valor depositado, sempre por motivos de urgência. Mas, na verdade o dinheiro nunca foi depositado na conta da vítima. Quando ela transfere o valor de volta ao golpista, ele encerra o agendamento e fica com o valor.

Portanto, se o usuário receber uma notificação de um estranho alertando que depositou dinheiro na sua conta, tome cuidado: pode ser um golpe. A vítima não tem acesso a um extrato comprovando o Pix agendado — essa mentira é usada para criminosos abordarem a pessoa.

Em cartilha divulgada na quinta-feira (17) a Polícia Civil de Santa Catarina alerta que só por que a mensagem do criminoso não comprova o deposito do Pix. É preciso desconfiar dos valores depositados, verificar o extrato do banco, e não devolver a transação no mesmo dia.

Agendar um Pix é um recurso que faz parte do serviço desde seu lançamento, em novembro de 2020. Entretanto, a partir de setembro deste ano, todas as instituições financeiras que adotam a ferramenta serão obrigadas pelo Banco Central (BC) a dispor da função de agendamento. O objetivo é permitir que todos possam programar pagamentos instantâneos.

A recomendação para vítimas do golpe é coletar o máximo de informações sobre o criminoso – comprovante do Pix agendado e número de celular — e enviá-las às autoridades. Para quem cai no golpe em SC, a Polícia Civil catarinense recomenda o uso do Disque Denúncia – 181 – da região, ou entrar em contato pelo número (48) 98844-0011 no WhatsApp.

Fonte: Visor Notícias

Segurança

Bandidos rendem vigia e assaltam outra cooperativa de crédito em SC

Segundo a Polícia Militar, o crime foi por volta das 13 horas desta quarta-feira, dia 8.

Segurança

Um mês após descobrir traição em motel, marido perdoa esposa e compra carro novo para a mulher

Marido encontrou esposa no motel com outro homem, quebrou o carro dela com marretadas

Segurança

Operação da Polícia Civil e Receita Federal é realizada em BC contra pirataria

Ação cumpre 66 mandados de busca e apreensão em combate aos crimes contra a propriedade

Mais notícias

Brasil

Ladrão invade salão de beleza logo depois de postagem de influencer e rouba relógio que ela mostrava na rede social

Um homem invadiu um salão de beleza e roubou um relógio Rolex logo após ele aparecer em uma postagem de rede social no braço de um influenciadora digital. O caso aconteceu em São Paulo e […]

Brasil

Em confronto com a polícia, oito suspeitos de assaltar agências bancárias são mortos

No local em que houve a ação policial, teriam sido encontrados explosivos e armamentos de grosso calibre.

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup