A Polícia Militar publicou na quinta-feira (11), um alerta sobre um novo golpe em Santa Catarina que tem feito inúmeras vítimas. Conforme a PM, estelionatários estão se passando por representantes do Ministério da Saúde com […]
A Polícia Militar publicou na quinta-feira (11), um alerta sobre um novo golpe em Santa Catarina que tem feito inúmeras vítimas. Conforme a PM, estelionatários estão se passando por representantes do Ministério da Saúde com o objetivo de clonar contas no Whatsapp e ter acesso aos dados das vítimas.
Os golpistas, na ação, ainda pedem para confirmar informações e, no final, dizem que a vítima receberá um SMS com um código que deve ser informado. Os números, no entanto, são a confirmação de que o dono da conta pretende trocar o perfil para outro aparelho.
Para prospectar os alvos, os criminosos aproveitam a atual crise causada pela pandemia e sugerem que os alvos se cadastrem para serem vacinados contra a Covid-19.
“O objetivo, porém, é subtrair dados pessoais e códigos de verificação do aplicativo de mensagens visando clonar seu número do aplicativo de mensagens e ter acesso aos dados do seu celular“, informa a publicação do 4ºBPMSC (Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina), sediado em Florianópolis.
De acordo com o comandante do 4º BPMSC, tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima, já foram várias notificações ocorridas neste ano. “Orientamos as pessoas com os cuidados na divulgação de informações pessoais, principalmente de contatos desconhecidos ou com a cobrança e pedido de valores”, antecipa.