Após uma onda de calor com temperaturas recordes, o país não deve esperar um alívio tão rápido. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta neste sábado (18) para a possibilidade de temporais em 17 Estados e o Distrito Federal. A situação é preocupante, especialmente para o Sul do país, que já enfrenta problemas decorrentes das chuvas intensas dos últimos dias. Cidades de Santa Catarina estão enfrentando mais uma vez enchentes, como Rio do Sul e São João Batista, além de outros municipios da região do Alto Vale e Grande Florianópolis.
O aviso de “perigo” do Inmet sinaliza uma semana que pode ser marcada por temporais nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta de Perigo reforça ainda que há chance de chuva entre entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo para todo o Sul do país.
Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, que também emitiu um alerta, às 16h deste sábado, imagens de satélite mostram a frente fria provocando pancadas de chuva e ainda há risco de possíveis temporais. Com o vento já soprando do quadrante sul em várias regiões, como o Grande Oeste, Sul e Grande Florianópolis, e com rajadas moderadas, as temperaturas têm mostrado uma variação significativa, com oscilações entre 26°C e 35°C em algumas áreas, enquanto em outras despencaram para 14°C a 19°C.
O fenômeno traz consigo a expectativa de temporais isolados, em especial no Norte de Santa Catarina, além de pancadas de chuva contínuas por todo o estado, acompanhando o avanço da frente fria.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.