keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Alerta de muita chuva no Sul do Brasil

Forte instabilidade gerada por ar muito quente e umidade

E80BDD22 F2C8 409E A6A6 BA8A09B0C0A8 Visor Notícias

Eventos localizados de chuva com volumes excepcionalmente altos em curto períodos devem ser esperados em áreas do Sul do Brasil neste começo de semana. Não se trata de chuva intensa generalizada nem persistente e muitas cidades do Sul do país sequer devem ter registro de precipitação entre este domingo e a terça-feira. Serão episódios isolados de chuva, mais da tarde para a noite, gerados pela massa de ar muito quente e a maior disponibilidade de umidade na atmosfera.

Ar quente e umidade são combustíveis para temporais. Quando o primeiro dos ingredientes, no caso o calor, ocorre em excesso, o risco de tempo severo aumenta muito. E não apenas isso. Não apenas cresce a possibilidade de temporais com chuva extrema em curto período ou vendavais como aumenta o risco de as tempestades serem muito fortes.

Foi o que ocorreu ontem em Curitiba. Um temporal durante a tarde trouxe alagamentos em todas as regiões da capital paranaense com transbordamento de rio e destelhamentos por vento em alguns bairros mais ao Sul da cidade. Vários pontos da cidade estavam intransitáveis pelo grande acúmulo de água. A chuva, de acordo com pluviômetros em diferentes pontos de Curitiba, variou entre 30 mm e 50 mm em curto período.

O cenário atmosférico atual e dos próximos dias é extremamente favorável ao registro destes episódios de chuva excessiva em curto período. Por isso, cenas como de ruas inundadas em Curitiba durante a tarde e noite do sábado devem se repetir neste domingo e nesta semana em outras cidades. Curitiba, inclusive, pode voltar a registrar temporais de chuva intensa. Há o risco também em Florianópolis e mesmo em Porto Alegre e região, apesar de o risco ser menor que nas outras capitais do Sul.

Estes temporais, que ocorrem da tarde para a noite, podem despejar quantidades enormes de chuva em pontos localizados com volumes até de 50 mm a 100 mm em apenas uma hora ou duas, o que traz alagamentos e inundações repentinos, transbordamento de rios, córregos e arroios, e ainda outros transtornos para a população.

Insistimos que são ocorrências isoladas e que às vezes atingem apenas parte de um município (bairros ou distritos), o que não permite antecipar muitas horas ou dias antes onde exatamente estes eventos ocorrerão, sendo possível apenas pontuar o risco e indicar quais regiões (área mais ampla) têm possibilidade destes eventos localizados.

Outro risco associado ao cenário atual de instabilidade imersa numa massa de ar por demais quente é o de vendavais. Não são vendavais generalizados e sim de caráter localizado, na maioria dos casos extremamente isolados, mas que podem ser muito fortes e destrutivos, com casos extremos de downbursts ou mesmo tornados que podem trazer vento muito acima de 100 km/h.

Foi o que ocorreu na sexta à tarde com uma corrente de vento descendente violenta que fez estragos em Quaraí, na tarde do sábado com formações de tornados sobre banhados na área da reserva ecológica do Taim e também na tarde de ontem com vento forte que destelhou casas e derrubou árvores em alguns bairros de Curitiba.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: MetSul

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Santa Catarina deve enfrentar temperaturas abaixo de 5°C

Segundo informações da Defesa Civil, nesta sexta-feira (19), as temperaturas devem despencar

Tempo

Outono chegou com mudanças bruscas nas temperaturas de SC

Mas afinal, quais são as características do Outono? Confira na íntegra:

Tempo

Amanhecer será gelado mas o sol deve predominar em SC

Apesar das manhãs frias, as temperaturas devem subir rapidamente chegando ao dobro

Mais notícias

Segurança

Trabalhador cai de andaime e morre no centro de Bombinhas

Segundo testemunhas o homem não utilizava equipamentos de segurança

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu