TRE recomenda atendimento presencial apenas se não for possível resolver via internet, outros serviços devem ser feitos de forma online
Quem precisar tirar título de eleitor, transferir domicílio eleitoral, atualizar cadastro e emitir certidão ou guia de multa em Santa Catarina pode fazer esses serviços de forma online, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC). O órgão orientou que o atendimento presencial seja usado apenas quando não for possível resolver via internet.
O prazo para resolver qualquer pendência vai até 4 de maio, informou o tribunal.
Caso o eleitor não tenha acesso à internet ou tenha alguma outra dificuldade com o atendimento online, precisa fazer agendamento para ir presencialmente ao cartório. Isso pode ser feito via internet ou pelo telefone do Disque Eleitor, no número 0800 647 3888.
Antes de fazer o agendamento, o TRE-SC orientou que a pessoa consulte se possui alguma multa eleitoral em aberto. Em caso afirmativo, a recomendação é que se pague antes de marcar o atendimento presencial.
O tribunal explicou que, como não há caixa eletrônico nos cartórios, é mais fácil para o eleitor pagar a multa antes, para não precisar ir ao banco e depois voltar ao cartório.
Para o atendimento presencial, é permitido acompanhante apenas para eleitores menores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiência física, intelectual ou com dificuldades de locomoção.
Quem agendar e não puder comparecer, deverá cancelar o agendamento.