keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Águas de Bombinhas recebe a Licença Ambiental para universalização do esgotamento sanitário

Deputada Ana Paula e prefeito Paulinho não mediram esforços para a liberação das licenças

X
Foto: Divulgação

O ano de 2021 se transformou num divisor de águas quanto ao saneamento no município de Bombinhas. O município decidiu, ainda no início da concessão, em 2016, que o sistema de abastecimento de água deveria ser priorizado já que a população ainda não estava adequadamente abastecida. Com a ampliação do sistema de abastecimento de água de 40 litros por segundo para alcançar 180 litros por segundo restava aguardar que o órgão ambiental liberasse as licenças para implantação do sistema de esgotamento sanitário.

A Licença Ambiental de Instalação (LAI) foi emitida recentemente pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), sendo que este documento autoriza a Águas de Bombinhas a dar início às obras do novo sistema de esgotamento.

Tanto o prefeito Paulo Henrique Dalago Muller, o Paulinho, quanto a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha, trabalharam com afinco a fim de antecipar a emissão da licença. “Fizemos visitas ao IMA, em Florianópolis, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e facilitar o processo das licenças. Sabemos como o sistema é rigoroso e exigente, por isso acompanhamos a emissão o mais de perto possível”, comenta Paulinho.

Reginalva Mureb, presidente da concessionária, esclarece que serão investidos R$180 milhões de reais no município de Bombinhas para universalizar o serviço de esgotamento sanitário, e a empresa já está preparada para iniciar imediatamente as obras.

Em reunião com o prefeito, na última semana, foi ressaltada a urgência no avanço das obras de esgoto. “Estamos felizes com a liberação da licença que nos permite avançar com as obras. Nos sentimos honrados em ajudar a transformar a linda cidade de Bombinhas numa cidade 100% saneada, com água e esgoto tratado. A saúde da população, o meio ambiente e o turismo serão os maiores beneficiados”, completa Reginalva.

Início das obras
A concessionária iniciará as obras no dia 03 de novembro e irá atender um cronograma apresentado pelo município, pensando no bem-estar dos moradores e na otimização do trabalho em razão do turismo de alta temporada. As obras iniciarão nas ruas que serão pavimentadas na sequência, conforme planejamento municipal.

Ainda neste ano a Águas de Bombinhas fará a instalação da rede de esgoto nas ruas Pescadinha e Castanheta no bairro Centro, além das Ruas Leão, Zebra, Ovelha, Tamanduá Mirim e Tamanduá Bandeira, no bairro José Amândio. “Superado o período de verão, contamos com mais de R$40 milhões em obras para 2022, inclusive com o início das obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Bombinhas”, completa a presidente. Ainda de acordo com o cronograma, as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), assim como a implementação do restante da rede deve iniciar em 2022, para não causar maiores transtornos na temporada de verão.

O novo sistema de esgotamento

A capacidade de tratamento da nova ETE será de 165L/s, ao final da implementação. Atualmente Bombinhas possui 15 mil metros de rede de esgotamento. A previsão final é de que sejam instalados mais de 153 mil metros de tubulações, um investimento extremamente significativo para a cidade.

Para Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de Bombinhas, o modelo adotado na cidade é um dos mais modernos já construídos no país. “O sistema de lodos ativados por bateladas já é reconhecido e de extrema confiança. A implantação ocorrerá em três módulos sendo que cada um deles terá capacidade de tratamento de 55L/s”, explica ele.

Ainda de acordo com Reginalva, a emissão da LAI destrava os investimentos em esgotamento sanitário, em Bombinhas. “Há quase 3 anos nós participamos de uma das mais importantes conquistas de Bombinhas até o momento: a construção de seu próprio sistema de abastecimento atendendo a sua vocação turística”, relembra ela. “Agora trabalhamos em mais um importante passo para o desenvolvimento sustentável e ambiental do município. A cidade de Bombinhas será referência para Santa Catarina e para o Brasil por se transformar numa cidade saneada. A população de Bombinhas merece”,conclui Reginalva.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Jovem morre afogado após resgatar os irmãos de 9 e 14 anos de dentro do mar em Penha

Cansado, assim que entregou os irmãos para os socorristas, ele afundou no mar

Geral

Choque de frente fria com temperaturas elevadas deve causar temporais em Santa Catarina

Veja a previsão do tempo para o final de semana em Santa Catarina

Geral

Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles terão tráfego parcial neste domingo

Bloqueio se dará em virtude da realização da 10° edição da Maratona Internacional de Florianópolis

Geral

Black Friday do Itajaí Shopping disponibiliza 12 produtor em 12 horas com 90% de desconto

No período de uma hora, 1 produto de lojas do endereço será anunciado inesperadamente nos stories do Instagram do @itajaishopping por 10% do seu valor original

Mais notícias

Coronavírus

Brasileiro testa positivo para Covid-19 ao chegar da África

Ele foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial

Segurança

Corpo sem cabeça é encontra em praia de Santa Catarina

Na tarde deste domingo (28), um corpo sem cabeça foi encontrado na praia de Itapoá, em Santa Catarina. Segundo informações da Polícia Militar, o corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição, o que impossibilitou […]

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup