keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Águas de Bombinhas recebe a Licença Ambiental para universalização do esgotamento sanitário

Deputada Ana Paula e prefeito Paulinho não mediram esforços para a liberação das licenças

Bombinhas Top 100 4 Divulgacao e1659565303429 Visor Notícias
Foto: Divulgação

O ano de 2021 se transformou num divisor de águas quanto ao saneamento no município de Bombinhas. O município decidiu, ainda no início da concessão, em 2016, que o sistema de abastecimento de água deveria ser priorizado já que a população ainda não estava adequadamente abastecida. Com a ampliação do sistema de abastecimento de água de 40 litros por segundo para alcançar 180 litros por segundo restava aguardar que o órgão ambiental liberasse as licenças para implantação do sistema de esgotamento sanitário.

A Licença Ambiental de Instalação (LAI) foi emitida recentemente pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), sendo que este documento autoriza a Águas de Bombinhas a dar início às obras do novo sistema de esgotamento.

Tanto o prefeito Paulo Henrique Dalago Muller, o Paulinho, quanto a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha, trabalharam com afinco a fim de antecipar a emissão da licença. “Fizemos visitas ao IMA, em Florianópolis, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e facilitar o processo das licenças. Sabemos como o sistema é rigoroso e exigente, por isso acompanhamos a emissão o mais de perto possível”, comenta Paulinho.

Reginalva Mureb, presidente da concessionária, esclarece que serão investidos R$180 milhões de reais no município de Bombinhas para universalizar o serviço de esgotamento sanitário, e a empresa já está preparada para iniciar imediatamente as obras.

Em reunião com o prefeito, na última semana, foi ressaltada a urgência no avanço das obras de esgoto. “Estamos felizes com a liberação da licença que nos permite avançar com as obras. Nos sentimos honrados em ajudar a transformar a linda cidade de Bombinhas numa cidade 100% saneada, com água e esgoto tratado. A saúde da população, o meio ambiente e o turismo serão os maiores beneficiados”, completa Reginalva.

Início das obras
A concessionária iniciará as obras no dia 03 de novembro e irá atender um cronograma apresentado pelo município, pensando no bem-estar dos moradores e na otimização do trabalho em razão do turismo de alta temporada. As obras iniciarão nas ruas que serão pavimentadas na sequência, conforme planejamento municipal.

Ainda neste ano a Águas de Bombinhas fará a instalação da rede de esgoto nas ruas Pescadinha e Castanheta no bairro Centro, além das Ruas Leão, Zebra, Ovelha, Tamanduá Mirim e Tamanduá Bandeira, no bairro José Amândio. “Superado o período de verão, contamos com mais de R$40 milhões em obras para 2022, inclusive com o início das obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Bombinhas”, completa a presidente. Ainda de acordo com o cronograma, as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), assim como a implementação do restante da rede deve iniciar em 2022, para não causar maiores transtornos na temporada de verão.

O novo sistema de esgotamento

A capacidade de tratamento da nova ETE será de 165L/s, ao final da implementação. Atualmente Bombinhas possui 15 mil metros de rede de esgotamento. A previsão final é de que sejam instalados mais de 153 mil metros de tubulações, um investimento extremamente significativo para a cidade.

Para Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de Bombinhas, o modelo adotado na cidade é um dos mais modernos já construídos no país. “O sistema de lodos ativados por bateladas já é reconhecido e de extrema confiança. A implantação ocorrerá em três módulos sendo que cada um deles terá capacidade de tratamento de 55L/s”, explica ele.

Ainda de acordo com Reginalva, a emissão da LAI destrava os investimentos em esgotamento sanitário, em Bombinhas. “Há quase 3 anos nós participamos de uma das mais importantes conquistas de Bombinhas até o momento: a construção de seu próprio sistema de abastecimento atendendo a sua vocação turística”, relembra ela. “Agora trabalhamos em mais um importante passo para o desenvolvimento sustentável e ambiental do município. A cidade de Bombinhas será referência para Santa Catarina e para o Brasil por se transformar numa cidade saneada. A população de Bombinhas merece”,conclui Reginalva.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 800 mil pessoas já declararam o Imposto de Renda 2024 em SC

Prazo para envio começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio

Geral

Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Pelo menos quatro milhões de pessoas já utilizam o dispositivo no país

Geral

Pizza low carb é opção saudável e saborosa para emagrecer

Receita dispensa o uso de farinha e é rica em ingredientes nutritivos

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Mais notícias

Inusitado

Cidade de SC usa superdrones na luta contra infestação de maruim

Esses drones são equipados para dispersar um controlador biológico que altera o pH dos ovos dos mosquitos, impedindo novos nascimentos.

Inusitado

Corpos de vítimas do acidente que deixou sete mortos são trocados

O erro só foi descoberto quando familiares abriram o caixão de Maria Arlete