keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Águas de Bombinhas realiza audiência pública sobre a ampliação da barragem da ETA Zimbros

A audiência pública esclareceu pontos como capacidade da barragem, detalhes da obra e a importância do sistema de abastecimento para os moradores da localidade

1553023637 Visor Notícias

A concessionária Águas de Bombinhas vem projetando e investindo em soluções para resolver definitivamente os problemas de abastecimento da cidade. Durante a audiência pública desta sexta-feira (17), a empresa apresentou o projeto de ampliação da barragem da Estação de Tratamento de Zimbros (ETA Zimbros)  – obra fundamental para garantir a distribuição de água em bairros como Morrinhos, Canto Grande, Mariscal, Sertãozinho e Zimbros.

A audiência, que foi uma recomendação do Ministério Público para esclarecer à comunidade os projetos para a região, contou com a presença de autoridades municipais, o procurador Darlan Dias, presidente da Famab (Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas) Flavio Martins, vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Muller e a prefeita Ana Paula da Silva. Ela iniciou a audiência relembrando o problema histórico que Bombinhas tem com o abastecimento e afirmou que “a cidade está a um passo de acabar com o problema hídrico de uma vez por todas”.

Sobre a obra, o presidente da empresa Ricardo Miranda explicou que a ETA tem capacidade de tratar e distribuir até 40 litros de água por segundo. Em números, isso significa 3,5 milhões de litros de água por dia – o equivalente ao abastecimento de seis mil pessoas. Porém, devido à capacidade da barragem, que atualmente consegue comportar menos de mil metros cúbicos de água, esse número dificilmente é alcançado.

“Por isso é importante o aumento da capacidade da barragem, a população e a demanda aumentaram, mas a produção não acompanhou. Com a obra, conseguiremos armazenar até oito mil de metros cúbicos de água bruta, garantindo mais disponibilidade para o tratamento e distribuição, e o melhor aproveitamento da Estação de Tratamento”, explica.

Ricardo ainda lembrou sobre a importância dos moradores receberem água tratada nas moradias, até mesmo em relação à doenças. No último ano, a concessionária lacrou poços de captação que não tinham qualidade suficiente de água, mas serviam como solução alternativa para períodos de alta temporada ou escassez, por exemplo. A comprovação veio em números: como consequência, o número de doenças diarreicas registradas pelo município caiu drasticamente. Cerca de 3 mil casos foram registrados em 2016. Já em 2017, após a medida adotada pela empresa, os casos diminuíram drasticamente para apenas um terço de casos registrados.

Mais segurança para Bombinhas

Atualmente a distribuição de água em Bombinhas ocorre de duas fontes: a primeira é a ETA Zimbros e a segunda proveniente de Porto Belo – que em breve será substituída pelo novo sistema próprio de captação, no rio Tijucas. Ainda durante a noite alguns moradores questionaram sobre a necessidade de existir dois pontos de captação para a cidade. A diretora executiva, Thais Forest Gallina, explicou que os estudos estão sendo projetados com foco no presente e no futuro da cidade e na demanda que ainda está por vir.

“Os dois sistemas são necessários por uma série de motivos. Primeiro porque a água que virá de Tijucas não atende a população de todos os bairros, já que na configuração atual do sistema a distribuição é dividida entre os setores norte e sul. Segundo, por questões de segurança, não podemos ficar dependentes somente de um sistema sendo que temos condições para ter dois. Por fim, porque hoje a captação de Zimbros ainda é a única fonte de água dentro do município de Bombinhas e é um direito da população local ter acesso aos recursos hídricos que ajuda a preservar”, explicou. Ainda conforme a diretora, outra razão para manter os dois sistemas são os picos da alta temporada – quando é necessária mais capacidade de tratamento e distribuição.

Ainda sobre a obra, o presidente da Famab, Flavio Martins, explicou detalhes sobre o estudo realizado na Costeira de Zimbros e as medidas compensatórias realizadas para poder concluir a obra. “Foi concluído que a obra é de baixo impacto para o município e algumas medidas foram estabelecidas como por exemplo a doação de 400 mudas de palmito e o plantio de mais 400 no entorno da barragem. Também foi prevista a revitalização do caminho histórico que passa pelo local com acessibilidade somente para ciclistas e pedestres”, comentou.

O projeto está pronto e devidamente licenciado, porém, a obra está temporariamente paralisada por recomendação do Ministério Público – que recebeu algumas dúvidas de ONGs sobre o projeto. Apesar da realização da audiência pública, nenhuma das ONGs estava presente durante o encontro. O prazo de conclusão da obra é de até 60 dias, assim que for retomada.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias