keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Águas de Bombinhas intensifica fiscalizações na rede de esgoto com foco no verão

A Águas de Bombinhas intensificou a campanha de fiscalização na rede de esgoto da cidade durante este inverno. Mais de 220 vistorias já foram concluídas e o objetivo é fiscalizar 100% das ligações até a chegada do verão. Isso porque, durante a última temporada, praias de Bombinhas ganharam a certificação da Bandeira Azul – um reconhecimento internacional que atesta a balneabilidade da região, entre outras qualidades. As ligações irregulares no esgoto estão diretamente ligadas a esta balneabilidade.

“Queremos repetir o sucesso do ano passado, com foco sempre na preservação ambiental e na qualidade de vida dos moradores”, explica a supervisora de operações da concessionária, Juliana do Carmo.
 Ainda de acordo com ela, as fiscalizações são necessárias para coibir as irregularidades, além de proteger o sistema coletor. “Dentre as irregularidades, buscamos por ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial (de água da chuva) e de esgoto. Também é possível identificar imóveis com instalações clandestinas ligados na rede de esgoto”, explica.

O morador Jonathas Sluzarz diz que é contra as ligações clandestinas e apoia as ações de fiscalização. “Todo esgoto tem que ser direcionado pro local correto, porque se não, vai nos prejudicar. Vai ser solto no mar, na natureza, por isso tem que ser destinado para quem sabe fazer o tratamento”, pontua ele.

Atualmente, o maior impacto no sistema acontece em dias de chuva, onde o volume de efluente aumenta em 70%. Com a vistoria, é possível validar o número exato de clientes que estão interligados na rede coletora, eliminar o volume de água de chuva que pode causar transtornos e planejar as ações futuras para a cidade.

Cidades

Rapaz em surto psicótico anda pelado pelas ruas de São João Batista

Depois de algumas denúncias, policiais militares abordaram o rapaz e precisaram fazer uso da força para contê-lo

Cidades

Motoboys bloqueiam trânsito de Florianópolis em protesto contra blitz

Pelo menos 40 Policiais Militares, PRFs e Guardas Municipais se reuniram na cabeceira da ponte Pedro Ivo para acompanhar o protesto

Cidades

Indícios de irregularidades em contrato de locação é denunciado pelo Detran/SC

Detran/SC constatou uma possível diferença entre a área efetivamente alugada pelo órgão

Cidades, Geral

Com influência do La Niña, previsão é de primavera com chuvas irregulares em SC

Além disso, a primavera aumenta a incidência de temporais

Cidades

Santa Catarina confirma 196.530 recuperados e 2.656 mortes por Covid-19

A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 62,3%

Mais notícias