keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Agrotóxico apreendido em SC pode matar quem consumir em até 24 horas

O valor total da apreensão dos três contêineres é de cerca de R$ 2,7 milhões

Divuylgação

A Receita Federal apreendeu na manhã de hoje (04/08) um contêiner com cerca de 20 mil litros do herbicida Paraquat no porto de Itapoá (SC). O produto estava escondido junto a uma carga declarada como sendo de sulfato de alumínio, um composto químico utilizado para o tratamento de água em piscinas. A carga foi enviada pela mesma empresa que havia tentado introduzir ilegalmente outros dois contêineres de agrotóxicos proibidos no início de julho. No total, foram apreendidas cerca de 60 toneladas de produtos ilícitos, configurando a maior apreensão de agrotóxicos ilegais da história do órgão. 

O valor total da apreensão dos três contêineres é de cerca de R$ 2,7 milhões. As mercadorias foram enviadas da China para uma mesma empresa importadora de Joinville. A Receita Federal abriu um procedimento de investigação para verificar quem seriam os possíveis compradores da carga. Os responsáveis serão alvo de representação ao Ministério Público Federal pelos crimes de contrabando e organização criminosa. 

A ação contou com a participação de servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que constataram com o uso de equipamentos especializados a composição química dos agrotóxicos ilegais. A Polícia Rodoviária Federal e a Força Tarefa de Segurança Pública do Mato Grosso também colaboraram com informações que levaram as apreensões realizadas em julho. 

O Paraquat tem um dos maiores valores de toxicidade aguda entre os herbicidas comerciais. Sua dosagem letal oral (LD50) em humanos é de cerca de 3 mg/kg. O Paraquat pode resultar em toxicidade agudamente grave para todos os órgãos e resultar em morte dentro de 24 horas após a ingestão, não existindo antídoto eficaz. O banimento do produto no Brasil foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2017.  

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Trio que assassinou idoso durante roubo é preso em Joinville

Nesta quarta-feira, foram cumpridas as três prisões e quatro mandados de busca nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul

Segurança

Criança encontra o corpo de mãe esfaqueado no quarto de casa

O marido da vítima confessou o crime e alegou “distúrbios psíquicos”

Segurança

Ponte quebra e caminhão fica preso na correnteza de rio em SC

A ponte onde houve o acidente era provisória e tinha a estrutura para aguentar apenas seis toneladas

Segurança

Mulher que morreu em acidente em Tijucas deixa seis filhos

Após sair da pista, o carro capotou e ficou parcialmente submerso

Mais notícias

Geral

Primeiro clube flutuante de SC naufraga na Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

Não havia ninguém no local quando a estrutura se desprendeu. A estrutura ficava atracada na margem direita do Rio Camboriú

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica