keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Agricultores itajaienses iniciam a colheita do arroz

Expectativa é que a produtividade deste ano seja quatro vezes maior que a do ano passado

Divulgação

Os agricultores itajaienses iniciaram nesta semana a colheita do arroz, principal produto agrícola do Município. Em Itajaí, 50 famílias estão envolvidas diretamente no cultivo do cereal. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana, a expectativa de produção para 2022 é positiva pela qualidade dos grãos. Estima-se uma produtividade de 8.500 toneladas por hectare, quatro vezes maior do que a do ano passado (1.800 toneladas).

“A cultura do arroz é o principal produto agrícola de Itajaí e representa um incremento no produto interno bruto do Município. Ela envolve o trabalho de cerca de 50 famílias de agricultores, o que soma mais de 150 pessoas diretamente envolvidas e cerca de 100 pessoas indiretamente envolvidas na colheita”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Expansão Urbana, César Reinhardt.

Os agricultores começam a preparar as lavouras em janeiro e alguns chegam a fazer duas colheitas por ano. “O Município de Itajaí contribui para a produção do arroz ofertando máquinas agrícolas para ajudar a preparar o solo, na abertura de valas, serviço de drenagem, transporte de insumos para a lavoura e, em alguns casos, na manutenção das estradas para o melhor escoamento da produção do arroz”, complementa o secretário.

Em Itajaí, a produção de arroz não foi atingida pela estiagem, como outras em regiões produtoras do Sul do país, o que contribuiu para a não elevação dos gastos com consumo de energia elétrica para a irrigação do cereal.

“Sou agricultor há 20 anos e a cultura do arroz é importante para todos os setores da minha vida. Significa muito trabalho, dedicação e um pouco de sorte, porque precisamos contar muito com o clima, mas a expectativa para esse ano é muito boa”, afirma o agricultor itajaiense, Evandro Bertoldi. 

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Vídeo: Âncora da CNN comete gafe e fala palavrão ao vivo

Internautas não perdoaram e vídeo viralizou na web

Geral

Cápsula do Tempo é descoberta durante reforma de igreja em SC

O objeto tem forma cilíndrica e é desgastado pelo tempo

Geral

Fort Atacadista dá dicas para Arraiá em casa

Para ajudar os catarinenses a caprichar no cardápio, o Fort Atacadista de Chapecó separou algumas dicas indispensáveis para garantir as festanças neste fim de semana

Geral

Porto Belo Outlet Premium oferece até 80% de desconto nas roupas infantis

A ação é uma oportunidade para moradores e visitantes da região aproveitarem a ação de desconto sobre desconto

Geral

Voluntários para trabalhar nas eleições podem se inscrever no Portal do Mesário

Quem tiver interesse em trabalhar nas Eleições 2022, em Santa Catarina, já pode se inscrever no Portal do Mesário

Mais notícias

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Segurança

Empresário de Jurerê suspeito de dopar e estuprar mulher tem prisão mantida pela Justiça

Audiência de custódia ocorreu na tarde desta sexta-feira. Estupro aconteceu em 2019, segundo MPSC.