keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Agricultores de Camboriú discutem futuro da produção de arroz

Primeiro Encontro Municipal de Produtores de Arroz reuniu agricultores em palestras sobre uso da água, manejo da fertilidade do solo, mercado do arroz e cooperativismo

presidente jair bolsonaro exonera ministro do turismo 1549455350 Visor Notícias

Famílias agricultoras de Camboriú se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 18, no interior da cidade, para aprender novas técnicas de sustentabilidade e discutir o mercado do cultivo do arroz irrigado. O 1º Encontro Municipal de Produtores de Arroz foi realizado no salão da Capela Nossa Senhora do Rosário – na localidade do Braço – e além de oferecer aperfeiçoamento profissional, também promoveu integração e troca de contatos entre a comunidade. De acordo com o secretário de Agricultura, Eduardo Melo Rebello, o evento organizado pela Secretaria, em parceria com a Epagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú, tinha dois objetivos principais: levar informações ao produtor acerca do uso da água e manejo do solo e integrar os participantes para gerar negócios.

“A agricultura familiar e a produção de arroz são atividade tradicionais em Camboriú, que vêm de muitos anos, e que queremos levar para o futuro”, defendeu o prefeito Elcio Kuhnen no evento. Com foco nesse futuro, o pesquisador da Epagri Marcos Lima Campos do Vale abriu a primeira palestra do dia explicando o conceito de sustentabilidade aos agricultores, ensinou técnicas para reduzir o consumo de água durante a produção e reforçou: “Uma atividade sustentável é aquela que consegue se manter por muito tempo. Precisamos ser mais eficientes no uso dos recursos hídricos”.

Oderlei Márcio Anschau, extensionista rural da Epagri, explica que um dos objetivos das palestras era difundir técnicas de manejo sustentável que vão da água à adubação. “A ideia é demonstrar que dá para produzir com menos quantidade de água. Inclusive para tentar solucionar o conflito da água que existe. As pessoas veem o arroz como vilão, mas tentamos desmistificar isso. Também falar de mercado, cooperativismo, para que o agricultor reduza seus custos”, resume.

Mais conhecimento

Gilberto Gardini, de 56 anos, nasceu e cresceu entre os arrozais de Camboriú. O produtor acompanhou todas as palestras, do começo ao fim, e comemorou o aprendizado. “Foi uma maravilha. Valeu a pena escutar as palestras, foi a melhor coisa que o produtor de Camboriú poderia receber. Quem não veio perdeu”, garantiu. Segundo ele, parte o conhecimento aprendido no encontro será aplicado imediatamente na sua propriedade, que se prepara para semear o arroz para a próxima safra.

A agricultora Irene da Silva Pereira, de 50 anos, se recorda de colher e bater o arroz ainda criança, antes de ir para a escola, e também se disse satisfeita com o conhecimento transmitido. “Nasci aqui e faz 50 anos que conheço o cultivo do arroz. Antes arava com boi, fazia a semeadura manual. O cotidiano sempre vai mudando, evoluindo. A mudança melhora cada vez mais as coisas para a gente, então foi muito bom”, comentou.

Além da palestra sobre o uso sustentável da água, os produtores camboriuenses também aprenderam sobre o manejo da fertilidade dos solos com a engenheira agrônoma Fabiana Schimidt e assistiram a uma palestra sobre o mercado do arroz com João Paulo Franzner, da Urbano Agroindustrial. Por fim, Harry Dorow – presidente da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) – falou sobre cooperativismo e a importância da união entre os produtores para se fortalecerem economicamente.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

Rede de Clínicas São Lucas com sede em Itajaí é vendida por quase R$ 70 milhões

Grupo de São Paulo confirmou a compra e promete manter a marca e os 160 colaboradores

Tempo

Temporais com granizo são previstos pra Santa Catarina

Segundo informações, chove em todas as regiões do estado; confira como ficam as temperaturas: